Hospital Geral de Tailândia amplia atenção ao paciente com abordagem humanizada
A iniciativa assistencial simboliza mais um avanço significativo no atendimento especializado oferecido pela equipe multiprofissional da unidade hospitalar
A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) deu início à implantação dos cuidados paliativos humanizado, uma iniciativa que tem a finalidade de oferecer conforto integral a pacientes com doenças ameaçadoras à vida, abordando aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). A iniciativa assistencial simboliza mais um avanço significativo no atendimento especializado oferecido pela equipe multiprofissional da unidade hospitalar.
A primeira reunião da comissão contou com a presença de diversos profissionais de saúde, incluindo médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicóloga e assistentes sociais, recepção, farmácia e outros profissionais. Entre os temas discutidos estavam o conceito de cuidados paliativos, o papel de cada profissional no processo e os fluxos que deverão ser seguidos para garantir uma assistência de qualidade aos usuários.
Segundo o médico e diretor técnico do HGT, Eduardo Rocha, a prioridade da comissão é sempre o paciente e sua família. “No ambiente hospitalar, quando não é mais possível reverter o quadro clínico, nossa atenção se volta para o conforto, a dignidade e o controle dos sintomas. É essencial que a família saiba que seu ente querido não está sofrendo, que não sente dor e que não está sozinho nesse processo”, destacou.
O gestor explica que o trabalho da comissão será acionado quando algum setor identificar um paciente em condições clínicas irreversíveis. “A partir daí, o caso será analisado pela equipe multiprofissional, que definirá as estratégias de cuidados. Um dos momentos mais importantes desse processo é a conferência familiar, onde os profissionais esclarecem as dúvidas dos familiares”.
De acordo com a psicóloga da comissão, Izabel Alves, essa etapa é fundamental para garantir a transparência e o apoio emocional às famílias. “Mesmo em um momento tão delicado, sempre conseguimos conduzir tudo de forma harmoniosa, pois a comunicação clara e o apoio fazem toda a diferença”, afirmou a profissional.
Além disso, foi destacado que após a conferência familiar, quando possível, é facultada a visita ao paciente, sempre respeitando as restrições sanitárias. Nesse momento, os familiares podem realizar orações e prestar homenagens ao ente querido.
Aprovação- "Eu acho muito importante o hospital ter esse cuidado. Quando a gente vê que não tem mais jeito, o que a gente quer é que a pessoa que a gente ama não sofra, que tenha conforto. Esse trabalho que vocês estão fazendo aqui é um alívio para as famílias, porque dá um pouco de paz no coração da gente, sabendo que nossos familiares estão sendo bem cuidados até o final", disse a jovem Ludmila Silva, 22 anos, que estava acompanhando o filho Yuri Miguel, internado no HGT.
Rocha ainda destacou que o Ministério da Saúde normatiza a oferta de cuidados paliativos como parte dos cuidados continuados integrados no SUS. “Fortalecer essa comissão é um passo fundamental para melhorar o atendimento de pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras à vida, conforme aponta a OMS”, concluiu o gestor.
Estrutura - O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT pertence ao Governo do Pará e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.31210.
Texto: Andrey Silva / Ascom HGT