Artran inicia uso de celulares e impressoras na fiscalização do transporte intermunicipal
Controladores de Transporte participaram de treinamento sobre o novo sistema digital, uso de impressoras e preenchimento digital dos autos de infração

Servidores que atuam na fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros do Pará passaram por um treinamento, nesta quarta‑feira (2), na Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), que promete transformar a rotina dos fiscais. Cada controlador de transporte aprendeu a usar o novo sistema, disponível em um smartphone conectado a uma impressora portátil, que substitui de vez o bloco de papel e a caneta na hora de registrar irregularidades.
O analista de Regulação de Transporte, Vinicius Nascimento, destaca que esse treinamento é fundamental para orientar os controladores sobre o correto preenchimento do auto de infração, tanto na parte operacional do sistema quanto no que diz respeito à legislação.
"Com isso, evitamos brechas de defesa em casos onde o operador realmente cometeu uma irregularidade. O objetivo é dar mais agilidade ao processo, garantindo que o operador seja notificado rapidamente, o que nos permite oferecer uma resposta mais eficiente, assegurando os direitos dos usuários e a segurança do transporte intermunicipal de passageiros", garante Vinícius.

Ao longo da manhã, técnicos de TI mostraram o passo a passo de cada tela, tiraram dúvidas e simularam situações de fiscalização. “Esse é um avanço importante para todos os controladores e neste treinamento estamos deixando claro que o sistema seguirá em constante evolução, buscando mais comodidade para todos os envolvidos no transporte. O objetivo é alcançar uma sinergia no processo, e garantir que tudo ocorra de forma correta até a finalização dos autos”, disse João Gouveia, gerente de TI da Artran.
Quem lida com a fiscalização na ponta sentiu a diferença. “Hoje já iniciamos a implantação da impressão automatizada das multas. Essa etapa é fundamental para darmos continuidade ao processo de aprendizagem e tornarmos nosso trabalho do dia a dia mais ágil e eficiente”, destaca Gilberto Marçal, controlador de Transportes no Porto Arapari, bairro da Cidade Velha.
Anderson Silva, que atua no terminal do Ver‑o‑Peso, destaca os benefícios práticos da nova tecnologia para o dia a dia da fiscalização: “Essa novidade vai nos proporcionar mais credibilidade diante dos usuários e operadores. Isso contribui diretamente para nossa produtividade e para a imagem do serviço. Nós estamos aqui aprendendo a lançar os autos corretamente e fazendo testes para evitar erros no dia a dia”, resume o controlador de Transportes.
A modernização no processo de fiscalização da Artran é a continuação direta da entrega de celulares feita pela Agência no início do ano.
A expectativa da Artran é de que, ainda neste semestre, todos os autos de infração sejam emitidos digitalmente. Menos papel, mais rapidez e maior segurança para quem fiscaliza e para quem viaja.