Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAÇÕES
English Version

Primeiro final de semana da Operação Verão 2025 registra mais de duas mil infrações

Departamento de Trânsito do Pará (Detran) considera número alto e intensifica medidas e orientações de segurança nas estradas estaduais

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
02/07/2025 12h03

No primeiro fim de semana da Operação Verão, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) registrou 2.219 infrações nas estradas paraenses, entre a sexta-feira (29) e o domingo (1º). O número é considerado alto pelo órgão, para o início das férias escolares. Apesar das imprudências, não houve registro de sinistro com morte nos 33 municípios onde o Detran atua neste mês de julho.

Conforme o levantamento parcial da Coordenadoria de Fiscalização do Departamento, a maioria das autuações teve como causa o excesso de velocidade e veículos com o licenciamento anual em atraso, neste último caso, foram 735 ocorrências nas rodovias estaduais, especialmente nas PA's com acesso ao distrito de Mosqueiro, Bragança, Salinópolis e Alça Viária. Com isso, pelo menos 25 veículos foram removidos ao parque de retenção do órgão.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$ 293,47, e o veículo é apreendido e removido pelo órgão. Além disso, o condutor recebe 7 pontos na Carteira de Habilitação.

No site do Detran (www.detran.pa.gov.br), os proprietários podem consultar o calendário anual e verificar o final de placa do veículo, bem como a data em que o licenciamento vai vencer. O Detran alerta para que o condutor não viaje antes de conferir a situação do documento do carro ou motocileta e procure se regularizar a tempo de pegar a estrada. Informa também que durante a operação haverá pontos de regularização nos postos de serviço da fiscalização.

O hábito de dirigir sob a influência de bebida alcoólica também foi uma infração recorrente no primeiro fim de semana da Operação. De sexta a domingo, 7 pessoas foram autuadas por dirigirem alcoolizadas e 12 se recusaram a realizar o teste do etilômetro. Outros 06 condutores foram presos por crime de alcoolemia, sendo 04 deles em Salinópolis. 

A Operação Verão conta com mais de 300 agentes do Detran nos municípios onde o Departamento já atua com equipe fixa e ainda com agentes em escala de reforço nos destinos mais procurados pelos veranistas. O objetivo é garantir fluidez e segurança no trânsito.

“O verão está só começando, é importante que condutores e passageiros observem as normas de trânsito, dirijam com prudência para que seja um mês de diversão sem risco à vida de quem está nas estradas”, observa o coordenador de fiscalização, Ivan Feitosa.