Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCREMENTO

Emater incentiva piscicultura como atividade alternativa em Alenquer

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/09/2015 10h47

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está incentivando a piscicultura em Alenquer, no oeste paraense, como forma alternativa de renda. No município, predomina a pesca artesanal e as famílias agricultoras passam a agregar a criação de peixe em cativeiro como atividade produtiva para garantir a segurança alimentar e a geração de excedente para comercialização.  

No município são atendidas 700 famílias agricultoras, das quais 50 estão criando tambaqui, espécie comercializada no mercado local a R$ 12. Segundo o chefe do escritório local, Edivaldo Almeida de Vasconcelos, com a criação de peixe em cativeiro, é possível aumentar em 30% a renda familiar dos produtores.

Recentemente, 31 piscicultores participaram de um curso sobre confecção de ração alternativa para peixes, ministrado em parceria com a Colônia de Pescadores Z-28, Centro de Formação de Trabalhadores do Baixo amazonas (CEFT-BAM), Ministério da Agricultura, Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura e a Secretaria Municipal de Agricultura. O instrutor do curso foi o engenheiro de pesca da Emater, Gustavo Xavier.

Durante a capacitação os piscicultores aprenderam a utilizar produtos encontrados nas próprias propriedades como a mandioca, por exemplo. Essa ração alternativa tem como vantagem diminuir em até 50% o custo para o piscicultor, uma vez que a alimentação constitui o item que mais onera o processo.