Estado garante esquema de segurança do desfile militar de 7 de Setembro
As últimas providências estão sendo tomadas para o desfile cívico-militar do dia 7 de Setembro, alusivo aos 193 anos da Independência do Brasil, que este ano é de responsabilidade da Marinha do Brasil. O comando do desfile contará com 30 militares da Marinha Nacional da França, que servem na Guiana Francesa. Dentre eles, estará presente a tripulação do navio francês “La Capricieuse”, em visita à cidade de Belém. A apresentação será na Avenida Presidente Vargas, partindo da Avenida Serzedelo Corrêa, a partir das 9h.
O Governo do Estado garante a segurança do desfile com equipes reforçadas das polícias Civil e Militar, além dos agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), para auxiliar os motoristas no fluxo das vias de acesso ao local do evento.
Um dos destaques do desfile será a presença de um pelotão com cerca de 60 militares das associações de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e dos Militares da Reserva da Marinha. As entidades, criadas na década de 1970, têm como propósito a união voluntária de militares da reserva ou reformados da Marinha do Brasil.
As Forças Armadas estarão presentes no desfile cívico-militar com um total de três mil militares, divididos entre Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. O contingente de desfile da Marinha será constituído por um pelotão de membros das associações de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e dos Militares da Reserva da Marinha e de quatro companhias, num total de 400 militares, além de quatro meios da força: uma lancha de ação rápida, uma escolar e uma de assistência social, além de uma embarcação de transporte de tropas.
Do Exército Brasileiro, o Comando Militar do Norte participará com 1,5 mil militares e 17 viaturas, em 19 grupamentos. A novidade este ano é a participação dos militares que compõem o corpo acadêmico e profissional do Colégio Militar de Belém, que será inaugurado em 12 de janeiro de 2016, com alunos do sexto ano do ensino fundamental. A Força Aérea Brasileira chega à Avenida Presidente Vargas com cerca de 1,1 mil militares, homens e mulheres das organizações com sede em Belém, e 120 alunos do ensino médio da Escola Tenente Rêgo Barros.
Esquema – A Polícia Civil já preparou o planejamento para apoiar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. A corporação vai contar com um reforço de policiais civis de prontidão na Seccional Urbana do Comércio para atender as ocorrências que venham a ser registradas no local do evento. O contingente do desfile da Polícia Civil será formado por viaturas usadas em atividades diárias de Polícia Judiciária, como operações de repressão, combate ao crime e cumprimentos de mandados judiciais. Entre elas, destacam-se o Grupo de Pronto-Emprego (GPE) e grupamento tático da corporação policial, formado por policiais civis capacitados em técnicas operacionais e qualificados com habilidades específicas no combate ao crime.
A Polícia Militar atuará na segurança do desfile, bem como no policiamento ostensivo em todo o local. A corporação também contará com profissionais de saúde no local, a fim de supervisionar os animais que deverão participar do desfile. No desfile cívico-militar, a PM mostrará ao público os diversos tipos de policiamento executados na defesa e na proteção do cidadão, além da apresentação dos uniformes, equipamentos, armamentos e viaturas usados nas ações policiais. O desfile terá um efetivo total de 492 integrantes e 18 meios de locomoção, subdivididos em onze sub-grupamentos.
Trânsito – O Detran vai prover o esforço necessário para oferecer ao público segurança nas vias de acesso ao desfile, bem como apresentar à sociedade um desfile de devoção à pátria. Serão desobstruídas as vias de acesso, na data anterior ao desfile, em apoio à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e à Guarda Municipal. Também será feito o bloqueio das vias de acesso durante o desfile. O Detran também vai atuar na liberação das vias de escoamento no término do desfile. O efetivo será de 32 agentes de trânsito, com dez viaturas, 19 motos e quatro quadriciclos.
No desfile cívico-militar, o Detran será representado pelo grupamento “Fiscalização”, apresentando à sociedade apenas as viaturas usadas nas operações. Serão usados quadro quadriciclos, onze motos, quatro picapes Ranger, duas viaturas Palio Weekend, uma unidade móvel (Van) e um guincho. Dois treinamentos serão feitos antes do evento, nesta sexta-feira (4) e sábado (5), às 9h, para reconhecimento do itinerário de cada órgão participante, posicionamentos no local da parada e manobras de viaturas, tendo como ponto de partida os palanques da Praça da República.
Ordem do desfile cívico-militar:
- Grupamento de Ex-Combatentes
- União dos Escoteiros do Brasil
- Federação de Bandeirantes do Brasil
- Grupamento da Marinha Nacional da França
- Estado-Maior do Comando-Geral do Desfile
- Marinha do Brasil
- Exército Brasileiro
- Força Aérea Brasileira
- Polícia Militar
- Corpo de Bombeiros Militar
- Guarda Municipal de Belém
- Polícia Rodoviária Federal
- Polícia Federal
- Polícia Civil
- Departamento de Trânsito do Pará (Detran)
(Com informações da Marinha do Brasil)