Círio de Nazaré injetará US$ 30 milhões na economia paraense
O Círio de Nazaré deve receber pouco mais de 84 mil turistas e gerar uma receita aproximada de US$ 30 milhões na sua edição de 2015. Estes foram os principais números divulgados pela Pesquisa de Demanda Turística do Círio de Nazaré 2014-2015, apresentada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconomicas (Dieese-Pa), na manhã desta quinta-feira (3), no anfiteatro do Pólo Joalheiro, no Espaço São José Liberto.
“O Círio é o nosso principal evento, não somente cultural e religioso, mas também turístico, pela quantidade do fluxo de pessoas que circulam no estado, motivados pela festividade, bem como pelos recursos que injeta na economia paraense. Esperamos que mesmo num cenário de crise, o Círio de Nazaré enquanto produto de atração turística continue a crescer com um incremento da ordem de 3% no comparativo com o ano anterior”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
A apresentação feita pelo economista do Dieese-PA, Roberto Sena, e pelo coordenador de Estudos, Estatísticas e Pesquisas da Setur, Admilson Alcântara, mostrou que São Paulo (16,7%), Maranhão (15,8%), Rio de Janeiro (14%) e Ceará (10,4%) são os principais mercados emissores de turistas para a capital paraense por ocasião do Círio de Nazaré.
A pesquisa revelou também que a principal faixa etária é de 35 a 50 anos (34%) e que o avião (60%) é o meio de transporte mais utilizado, sendo em sua maioria estudantes (11%) e funcionários públicos (10%), hospedados preferencialmente na casa de parentes (35%) e hotéis (30%), e permanecendo em média 6,85 dias em Belém. "Um dos principais dados é a volta desse turista ao Pará. Mais de 90% dos turistas diz ter intenção de retornar", destaca Sena.
A Basílica de Nazaré (23,7%), Estação das Docas (22,6%), Ver-o-Peso (19,3%), Mangal das Garças (9,5%) e Portal da Amazônia (5,2%) são os cinco locais mais visitados e procurados pelo turista durante sua estadia na capital paraense para a festividade do Círio. Além disso, os visitantes apontaram a gastronomia, a hospitalidade, os pontos turísticos, a religiosidade, a cultura e o lazer como os principais pontos positivos da cidade.
“Seria impossível hoje em dia, fazer uma festa da magnitude do Círio de Nazaré, sem a contribuição de muitas pessoas e instituições. Somente de voluntários serão mais de 27 mil pessoas atuando durante a quadra nazarena”, contou o diretor da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan Neto.
Apresentações - Também durante a divulgação da pesquisa, a Setur e a Capitania dos Portos apresentaram a bandeirola de identificação das embarcações participantes do 29º Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial. Ao todo, posteriormente, serão entregues 400 bandeirolas para as embarcações que se inscreverem.
Por fim, foi divulgada a Agenda de Turismo do Círio 2015, com datas de treinamento de voluntários, receptivos aos turistas nos principais portões de entrada como Aeroporto Internacional de Belém, Terminal Rodoviário e Hidroviário. Além disso, também foram apresentadas as exposições “Nazaré e Outras Marias” e “Jóias de Nazaré: Maria, Luz do Mundo”, e como se dará o funcionamento de espaços públicos, press trip com jornalistas de fora do estado, entre outras ações.
O trabalho envolveu diversas instituições parceiras, tais como: Pólo Joalheiro – Espaço São José Liberto/Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), OS Pará 2000, Sistema Integrado de Museus (SIM), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Infraero, Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Capitania dos Portos, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Comando Independente da Polícia Turística (Ciptur/PM) e Empresa de Tecnologia e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), além das prefeituras municipais de Marituba e Ananindeua.