Setur entrega Inventário da Oferta Turística de Colares
Na quarta-feira, 2, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), entregou o Inventário da Oferta Turística do município de Colares ao prefeito do município, Diego Palheta. O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo, como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.
O Inventário foi entregue na sede da Setur, pelo secretário Adenauer Góes, acompanhado da diretora de Políticas em Turismo da Setur, Fátima Gonçalves, técnicos da secretaria e também da prefeitura. Na ocasião, o prefeito de Colares, Diego Palheta recebeu ainda um computador.
O prefeito Diego Palheta agradeceu o apoio da Setur na elaboração do documento. “Este inventário da oferta turística de Colares é resultado de um alicerce que vem sendo construído desde lá atrás. Sabemos que Colares está ainda engatinhando no que diz respeito ao turismo, mas o primeiro passo foi dado. Queremos explorar de forma positiva os atrativos e acontecimentos do município”, disse ele, ao apresentar os planos para o Festival Culinário e Concurso do Prato de Arraia, previsto para ocorrer em dezembro deste ano.
“Acreditamos que o turismo pode ser a saída para muitas dificuldades que encontramos no município, como por exemplo, o turismo de base comunitário junto a população ribeirinha, trazendo avanços econômicos para o município”, concluiu o prefeito.
Para o secretário de turismo, “essa sinergia com os municípios é essencial. O turismo como atividade econômica necessita de maturação, precisa cumprir etapas de um processo de ordenamento, de infraestrutura de bem receber, de capacitação profissional aos que prestam serviços ofertados ao visitante”, esclareceu Adenauer Góes, ao salientar a importância do inventário como um diagnóstico acerca das necessidades municipais para estruturação da atividade turística.
O secretário também lembrou que o Governo do Estado tem no Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”, os programas, projetos e ações que devem ser postos em execução para o desenvolvimento do setor em cada polo turístico do Estado. “Nossa estratégia para o polo turístico Amazônia Atlântica, em que Colares está situado, é a criação de um 'eixão' econômico que se chama Rota Turística Belém-Bragança”, esclareceu.