Esquema de segurança começa a ser montado para o Círio de Nazaré
Trocar informações sobre medidas de prevenção e segurança para potencializar as ações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) durante o Círio de Nazaré 2015. Com esse propósito, representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública e Guarda Municipal estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (4), na sede da Segup, com a Diretoria da Festa de Nazaré, para definir as ações estratégias de força-tarefa policial, que serão desenvolvidas pelo Sistema de Segurança durante as festividades do Círio deste ano.
O secretário Adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Hilton Benigno, observou que algumas estratégias de segurança permanecem como em outros anos da Festa de Nazaré, porque as tradições do Círio não mudam muito de um ano para outro. “Mesmo assim, essa reunião é uma grande oportunidade para a troca de informações com os gestores do Sistema de Segurança. De acordo com novos dados que nos são apresentados, reorganizamos algumas estratégias para evitar os mesmo casos ocorridos no ano anterior”, explicou.
Corda - Durante a conversa entre os gestores, alguns pontos importantes tiveram destaque, com o objetivo de serem inseridos nas ações do Círio de 2015. O comandante de Policiamento Especializado da Polícia Militar, coronel Arthur Moraes, enfatizou a importância do trabalho dos agentes de segurança na hora em que os fieis querem cortar a corda do Círio, no final das procissões.
“A diretoria da Festa já fez nos anteriores e mantém campanhas educacionais para evitar esse tipo de atitude, mas precisamos estabelecer novas estratégias, porque é um perigo para os participantes, devido à utilização de facas e o aglomerado de pessoas que começam a querer fazer o mesmo”, destacou.
Motoromaria - Outro tema discutido como nova medida de atuação dos agentes de segurança durante o Círio é o alerta aos motociclistas durante a moto romaria. O capitão do Corpo de Bombeiros, Fábio Costa, recordou que em 2014 houve o incêndio de uma moto, e alertou que medidas de prevenção devem ser tomadas para evitar um novo incidente . “O fitilho engatou na descarga da moto e causou incêndio. Por isso, vamos prevenir os motociclistas para que não ocorra esse tipo de acidente este ano”, afirmou.
Drones - Outro problema identificado pelos agentes durante o encontro é a quantidade de drones – equipamento aéreo utilizado como suporte para câmeras com o objetivo de fazer imagens aéreas – durante a chegada da imagem peregrina na escadinha da Estação das Docas, no Círio Fluvial. Segundo informações apresentadas na reunião, no ano passado havia uma grande quantidade do equipamento no local, e um drone acabou quebrando o vidro de um apartamento.
“Presenciando o emprenho dos gestores nessa reunião, fico mais tranquilo porque sinto que estamos em boas mãos. Gostaríamos que as fiscalizações nas ruas paralelas as principais vias de tráfego das procissões sejam rigorosas. Os carros e caminhões que estacionam nessas ruas impedem o fluxo de deslocamento das pessoas. Isso contribui para o atraso na chegada da imagem peregrina ao final das procissões”, destacou o integrante da Diretoria do Círio, Antônio Souza.
Fiscalização - O coordenador de Operações do Detran, Valmério Costa disse que esse ano vai manter as operações de barreiras de contenção, que fiscalizam motociclistas. “No ano passado fizemos essas operação e 170 motos foram apreendidas. É importante darmos continuidade a essa ação, para coibir em 2015, os casos que presenciamos em 2014: pessoas sem capacete, motos superlotadas ou com descargas com ruído acima do permitido”, avaliou.
Ao final do encontro, os gestores do Sistema de Segurança definiram para a próxima quinta-feira (10), a apresentação final das programações estratégicas de segurança projetadas para a atuação de cada órgão durante o Círio 2015.