Alacid Nunes é enterrado com honrarias militares
Maria Auxiliadora Gama, 75 anos, chegou cedo ao Palácio Lauro Sodré. Queria acompanhar os últimos momentos do velório do ex-governador Alacid Nunes e, depois, seguir o cortejo rumo ao Cemitério Santa Izabel, onde o corpo do político foi enterrado, no começo da tarde desta segunda-feira (7). “Meu marido falecido, Haroldo Julião, foi secretário de Segurança Pública no primeiro Governo de Alacid. Eles eram muito amigos. Quando meu marido faleceu, Alacid acompanhou tudo, ficou sempre prestando apoio à nossa família. Por isso, estou aqui hoje, para retribuir”, disse.
A gratidão de Maria se misturava aos sentimentos de extremo respeito e admiração por parte de todos que compareceram ao enterro do ex-governador. O corpo de Alacid Nunes saiu do Palácio Antônio Lemos por volta do meio-dia, em um carro do Corpo de Bombeiros. Na chegada ao Cemitério Santa Izabel, recebeu honras militares de Estado, com cadetes da PM dando uma salva de três tiros. Na hora em que foi enterrado, em um jazigo da família, mais uma salva, dessa vez com 19 tiros.
Entre centenas de pessoas presentes à despedida, estava o senador Flexa Ribeiro, que lembrou a lealdade do ex-governador. “Alacid fez muitos amigos e foi amigo permanente dessas pessoas. O Pará perde hoje um grande filho e fica devendo a ele, por tudo o que Alacid sempre fez para melhorar avida de todos”, afirmou. O ex-deputado Gerson Peres foi líder do Governo de Alacid Nunes, no primeiro mandato, e enalteceu o trabalho do político. “Ele foi um dos governadores que mais investiram na construção e recuperação de escolas. Foi uma grande perda para todos”, assinalou.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, lembrou o exemplo militar que foi o coronel Alacid Nunes. “Nunca ouvi nada que pudesse desabonar a conduta de Alacid Nunes enquanto homem público. Ele foi um político muito habilidoso, mesmo em um momento extremamente delicado para o país. Foi um político do qual todos falavam bem”, afiançou. Ex-secretário de Saúde, Hélio Franco também enfatizou a honestidade de Alacid Nunes. “Mesmo quem tinha pensamentos políticos diferentes dos dele sempre o respeitou”, concluiu.