Sistema de Segurança Pública do Pará recebe comitiva do Fundo Nacional de Segurança Pública
Estado é destaque nacional na aplicação de recursos e referência em integração das forças de segurança

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) recebeu, nesta segunda-feira (26), a visita de gestores do Ministério da Justiça e Segurança Pública, vinculados ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O encontro, realizado na sede da Segup, em Belém, teve como objetivo avaliar a execução dos investimentos realizados pelo Estado com recursos do fundo federal, além de fortalecer a integração entre as instituições.
Durante a reunião, o titular da Segup, Ualame Machado, destacou a trajetória de pioneirismo do Pará na integração das forças de segurança pública, que tem contribuído de forma decisiva para o enfrentamento à criminalidade.

“O Pará, historicamente, é exemplo de integração. Fomos o primeiro Estado a instalar um Centro Integrado de Operações, o primeiro a criar um Conselho de Segurança Pública. Temos o Grupamento Fluvial com bases integradas, e o Grupamento Aéreo com atuação conjunta de todas as forças. Estamos hoje no Centro Integrado de Comando e Controle, símbolo dessa articulação. Seguimos firmes com muitas entregas para fazer, e a parceria com o Governo Federal é essencial nesse processo”, pontuou o secretário.
A visita da comitiva federal também teve como foco a apresentação de um balanço histórico dos repasses feitos pelo FNSP ao Pará desde 2019, demonstrando os volumes de recursos transferidos, suas finalidades e os resultados alcançados.
Destaque nacional na execução
De acordo com o coordenador-geral de Orçamento e Finanças e diretor substituto de Gestão do FNSP, Eduardo Manso, o Pará tem se destacado nacionalmente na aplicação dos recursos. Segundo ele, o Estado alcançou, em 2024, o maior volume de execução da história recente, com projeções ainda mais promissoras para 2025.

“O Pará conseguiu, só em 2024, executar mais recursos do que em todos os anos anteriores somados. Temos a expectativa de que 2025 seja ainda melhor. Visitamos instituições como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica, e foi extremamente esclarecedor observar o comprometimento dos profissionais e a coesão das forças de segurança. A atuação integrada tem gerado excelentes resultados para a população — que é, afinal, a maior beneficiada”, avaliou.
Fundo Nacional de Segurança Pública
O Fundo Nacional de Segurança Pública é uma ferramenta do Ministério da Justiça voltada ao apoio de projetos estratégicos nas áreas de segurança e prevenção à violência, alinhados ao Plano Nacional de Segurança Pública. No Pará, a boa aplicação dos recursos está diretamente vinculada à redução dos índices criminais.

“O Pará tem apresentado excelentes resultados, especialmente na redução de homicídios, um dos crimes mais graves. A chegada da COP30 também coloca o Estado em destaque internacional. Esperamos que outros países percebam o alto nível de eficiência e resolução de crimes promovido pelas forças de segurança paraenses”, concluiu Manso.