COP30: Estado participa de congresso sobre Justiça Climática e Sustentabilidade
Promovido pelo Ministério Público do Estado, o evento reuniu prefeitos e representantes de empresas e da sociedade civil

Nesta segunda-feira (26), a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, eparticipou do 1° Congresso sobre Justiça Climática e Sustentabilidade: Diálogos Preparatórios para a COP 30, promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
O encontro busca debater os temas centrais da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), com foco para a importância da Amazônia e das bacias hidrográficas do Brasil no equilíbrio do clima global e impactos das mudanças climáticas, entre outras temáticas. A vice-governadora destacou a preparação da gestão estadual para sediar o evento.

“O Governo do Estado tem se preparado há dois anos para receber esse que vai ser o maior evento mundial sobre meio ambiente do planeta. Estamos muito felizes em sediar esse grande evento, em participar desse primeiro congresso que fala sobre sustentabilidade e podemos falar um pouco das ações do Governo do Estado, não apenas para a COP, mas as ações do Governo do Estado na área de preservação e produção no meio ambiente, já que desde o início da nossa gestão, essa foi uma prioridade, um pilar da nossa administração”, disse Hana Ghassan.

Ainda durante a apresentação, a vice-governadora falou do significado da COP 30 para o Estado e dos impactos positivos para a população. Além do legado de infraestrutura, a COP30 influencia a geração de emprego, a capacitação e qualificação profissional, com o programa Capacita COP30. As ações do Estado para a COP30 têm impacto antes, durante e depois da conferência.

Aberto ao público, o evento reuniu empresários, gestores municipais e estudantes, como o aluno do curso de Direito, Lucas Viana, que viu uma oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre o tema.

"Vi, neste evento, uma grande oportunidade tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional, e esse foi um dos principais motivos de eu estar inscrito aqui hoje. Tenho certeza que vai contribuir muito para mim, pois vamos debater a sustentabilidade, visto que a COP30 será realizada aqui em Belém. Quanto mais for dialogado sobre isso, melhor o desenvolvimento, não só meu, mas da sociedade".

Ao longo do dia, o encontro vai debater, dialogar, além de promover reflexões e construir caminhos conjuntos diante dos desafios ambientais da atualidade.

O Procurador Geral de Justiça (PGJ) do MPPA, Alexandre Tourinho, destacou a importância do debate com a sociedade. "O Ministério Público do Estado do Pará tem procurado protagonizar medidas para não só a COP30, como também para as consequências da COP30. Sabemos que a COP30, como um evento internacional, é passageiro e depois nós vamos continuar aqui e teremos consequências, a maioria delas muito positivas, só que oportunidades elas só servem para alguma coisa se forem aproveitadas. Então, precisamos, como Ministério Público do Pará, aproveitar essas oportunidades, e utilizá-las em prol da população, tornando o Pará um Estado cada vez mais humano", disse o procurador.
Voluntários COP 30 - Durante o evento, a vice-governadora anunciou a publicação, no Diário Oficial do Estado (DOE), da abertura de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à seleção de voluntários (4 mil vagas) que atuarão nas atividades de suporte institucional, logístico e operacional da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
As inscrições poderão ser realizadas no período de 29/05/2025 a 05/06/2025, exclusivamente pela internet, por meio do preenchimento da Ficha de Cadastro disponível no endereço eletrônico.