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Pará avança na alfabetização de crianças em 2025 e melhora níveis de fluência leitora

Os dados são resultado da Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora, edição de Entrada 2025, e mostram os progressos no ensino público

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
26/05/2025 11h48

A educação pública paraense tem avançado significativamente em todos os níveis de ensino e esses resultados são frutos dos investimentos feitos pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nesta sexta-feira (23), a rede estadual divulgou os avanços da alfabetização de crianças na idade certa: em 2025, 36,5% dos estudantes que cursam o 2º ano do ensino fundamental (anos iniciais) já sabem ler e 40% estão no nível 4 pré-leitores.

“Não dá para negar que a trajetória das nossas crianças, o sucesso delas começa pela alfabetização. Tivemos passos importantes, tivemos uma jornada crescente até agora e a gente precisa continuar assim. Mostramos o indicador, vimos como a gente cresceu, mas ao mesmo tempo vemos o quanto de desafio nós ainda temos para a alfabetização. Quero destacar que demonstrar os dados com clareza é um passo, não é uma avaliação somativa porque ela vai olhar outras competências, outros indicadores também importantes ao final do ano. A gente sempre precisa olhar como um degrau, e o que a gente está apresentando hoje, cada município já deve estar na plataforma hoje para verificar individualmente como está a situação de cada criança, para que cada escola, cada professor possa ver como foi esse resultado”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Os dados são da Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora, edição de Entrada 2025, e mostram uma evolução nos índices em todos os níveis de fluência leitora no Pará já que, nas escolas da rede estadual, o percentual de crianças leitoras aumentou de 34,8% para 36,5%, e o número de crianças pré-leitoras no nível 4 subiu de 25% para 40%, em comparação com o mesmo período de 2024. 

Na rede pública como um todo, houve uma melhora significativa no número de crianças classificadas como pré-leitoras nível 4, com um aumento de 26% para 47%, em comparação com o mesmo período de 2024, o que reflete um movimento positivo no processo educacional.

“Essa é uma avaliação que a gente sempre faz no início do ano e no final do ano para aqueles alunos que estão no segundo ano do fundamental. Então essa avaliação aplicada no começo do ano tem o objetivo principal de diagnosticar. Todas as redes de ensino que aplicaram a avaliação, que aderiram ao programa Alfabetiza Pará, têm acesso a um painel de dados, onde conseguem ter a informação a nível aluno, ou seja, eles conseguem ver como é que está cada aluno dentro de cada turma, dentro de cada escola da rede municipal deles, e conseguem saber se essa criança é pré-leitor a nível 1, nível 2, nível 3, nível 4, se já é eleitor iniciante ou se já é eleitor fluente. E com isso consegue fazer um plano de trabalho, um plano de ação ao longo do ano, pensando nessas intervenções para promover a alfabetização de maneira mais direcionada a esses alunos que mais precisam de ajuda”, explica a coordenadora do Programa Alfabetiza Pará, Gabriela Bonfim.

Com 94,9%, a rede pública de ensino teve a maior taxa de participação já registrada na avaliação, superando todas as edições anteriores. Um dos destaques desta edição foi a implementação de correção 100% automatizada por Inteligência Artificial (IA). “Nós tivemos uma participação incrível, uma mobilização muito bonita feita pelos municípios, por todas as nossas escolas estaduais, pelas equipes do Alfabetiza Pará, das Secretarias Municipais, parabenizo por esse processo e obviamente a gente está falando de um avanço muito significativo”, ressaltou o secretário Rossieli Soares.

Agora, com os resultados em mãos, os 143 municípios paraenses que aderiram ao programa Alfabetiza Pará devem se mobilizar para enfrentar os desafios de alfabetização durante o ano de 2025 e elevar os níveis. “Os dados já estão disponíveis e cada um tem que acessar o resultado da sua rede, estudar os números, analisar os indicadores e, com base nisso, fazer um plano de intervenção para promover a alfabetização das crianças, porque o nosso grande objetivo é que o aluno termine o segundo aninho do ensino fundamental alfabetizado; ele não precisa começar o ano alfabetizado, ele precisa concluir o ano alfabetizado”, frisa Gabriela Bonfim.

Compromisso - Além dos investimentos em construções e reconstruções de escolas, creches e implementação de programas de valorização de estudantes e professores, o Estado fortalece a educação pública em todo o território com iniciativas como o Programa Alfabetiza Pará que, em regime de colaboração, auxilia os municípios paraenses no desenvolvimento dos estudantes dos anos iniciais durante o período de alfabetização.

O Alfabetiza Pará foi lançado em janeiro de 2023 pela Seduc e, como parte das ações, o programa realiza avaliação de fluência leitora e escrita nos municípios que aderiram à iniciativa e distribui continuamente material didático para as redes municipais que fazem parte da iniciativa, além de oferecer formação contínua e realizar avaliações periódicas.

“O nosso objetivo com a implementação dos eixos do Alfabetiza Pará não se resume ao domínio das habilidades de leitura e escrita previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas, sobretudo, em garantir que essas habilidades neste ponto inicial da trajetória escolar solidifique todo o aprendizado escolar dos anos seguintes, em todas as áreas de conhecimento. Com olhar no futuro de nossos estudantes paraenses, em regime de colaboração com os municípios, estamos combatendo possíveis defasagens na aprendizagem, distorções idade-série, perda de interesse pela escola, evasão e reforço de desigualdades e exclusões educacionais e socioeconômicas", destacou Carla Reis, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e também coordenadora do Alfabetiza Pará.

Dados - Para acesso aos dados das avaliações de fluência leitora, os municípios precisam de senha para acesso ao painel, que deve ser solicitada à Coordenação Estadual de Avaliações (Cav/Seduc) pelo e-mail [email protected] contendo as seguintes informações: nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, contato telefônico, município, Em caso de dúvidas, entrar em contato por meio do (91) 3131-0780.

Mais informações podem ser obtidas nos seguintes links de acesso: Painel de dados consolidados, Plataforma PARC com dados nível aluno, Orientações para Rotinas Pedagógicas, e as Rotinas Pedagógicas - Maio/2025.