Alunos concluem capacitação de 'Cerimonial e Recepção de eventos' na Unidade ParáPaz
A formação prepara profissionais para atuar com segurança e excelência no mercado de eventos

Com os certificados em mãos, 30 participantes concluíram, na tarde de terça-feira (20), o curso gratuito de “Cerimonial e Recepção de Eventos”, realizado na Unidade Integrada ParáPaz de Inclusão Social, no bairro do Marco, em Belém. Com carga horária de 40 horas, a formação foi desenvolvida ao longo de uma semana e já abre portas para novas oportunidades no mercado de trabalho.
Para Brenda de Paula, de 38 anos, promotora de eventos há 20, a capacitação foi uma chance de reafirmar seu propósito profissional e aprimorar habilidades que já vinha praticando ao longo da carreira.
“Trabalho com eventos desde os 18 anos e sempre estive envolvida com recepção e apoio. Já conhecia a prática, mas agora tive a oportunidade de ter a teoria e conhecer mais sobre postura, liderança e organização. O cerimonialista é o ‘cabeça’ do evento, é preciso ter firmeza e, ao mesmo tempo, elegância para coordenar uma equipe inteira com harmonia”, destaca.

A experiência prática, aliada ao conteúdo teórico, também fez diferença para Carlos Romeu, de 47 anos, professor de alemão e entusiasta da área. “Já trabalhei com cerimonial e recepcionista de eventos, mas o curso me mostrou detalhes essenciais como pontualidade, vestimenta, linguagem corporal. Agora me sinto mais preparado para montar uma equipe e atuar com mais segurança, especialmente com foco na COP 30, que vai movimentar a cidade”, comenta.
A coordenadora da unidade, Denise Souza, acompanhou de perto o desempenho dos alunos e ressaltou a importância de trazer formações gratuitas como essa para a população.
“É uma área que está em crescimento e demanda profissionais preparados. Com essa formação, os participantes já saem com um diferencial competitivo”.
Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre o conceito de cerimonial, o perfil ideal do profissional de eventos, além das boas práticas no atendimento e na recepção de convidados. Postura, apresentação pessoal, comunicação e comportamento foram pontos centrais.

Para o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, “capacitar é mais que aprender. É sobre buscar ser melhor, se superar. Muitos dos formandos já atuam em eventos e agora estão ainda mais preparados para assumir esse papel com profissionalismo e responsabilidade. Eu participo de muitos eventos e sei o quanto é importante ter gente qualificada à frente dessa missão”.