Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Detran intensifica ações educativas em Belém durante o Maio Amarelo

Empresas, escolas e vias públicas estão entre os espaços de concentração das ações

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
20/05/2025 15h51
Abordagem educativa em via

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) segue promovendo uma série de ações educativas em Belém como parte da campanha Maio Amarelo 2025, voltada à conscientização sobre segurança viária. As atividades fazem parte dos programas Integrar no Trânsito, Cultura de Segurança no Trânsito e Escolas em Trânsito, e são realizadas por meio de projetos como Detran nas Empresas, Abordagens Educativas em Via e Trânsito e Escola: Caminhando para a Cidadania.

No dia 19 de maio, a equipe da Gerência de Integração Educativa (Gieduc) realizou uma abordagem educativa na avenida Padre Bruno Secchi, em Belém, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Belém (Segbel). Durante a ação, 226 condutores foram abordados e orientados sobre comportamento seguros no trânsito, com foco em fatores de risco como o não uso do cinto de segurança e do capacete. A atividade também contou com a distribuição de materiais educativos, como lixocar, alcançando ainda 115 passageiros de automóveis e motocicletas.

Abordagem educativa em via

As empresas também fazem parte das ações educativas. A Gerência de Cultura de Segurança no Trânsito (GCTRAN), vinculada à Diretoria Técnica Operacional (DTO) e à Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED), promoveu palestras educativas com colaboradores de instituições privadas. No dia 19 de maio, a equipe esteve na empresa Ellca Pará, onde 204 participantes acompanharam a apresentação sobre o movimento Maio Amarelo, com ênfase na responsabilidade dos usuários da via e na problemática do excesso de velocidade. Já no dia 20 de maio, foi a vez da Século Construções receber a atividade. A palestra educativa contou com 49 participantes e teve como objetivo reforçar o papel de cada cidadão na promoção de um trânsito mais seguro. O trabalho educativo nas empresas ocorre o ano todo, mas costuma se intensificar no mês de maio devido ao movimento internacional. As palestras ocorrem desde a primeira semana de maio e seguem até o final do mês. 

No mesmo dia, o projeto Trânsito e Escola: Caminhando para a Cidadania, parte do programa Escolas em Trânsito e sob a responsabilidade da Gerência de Projetos e Parcerias Pedagógicas (GPPPED), levou a temática do Maio Amarelo à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Helena Guilhon. A atividade reuniu 76 participantes, sendo 74 alunos entre 12 e 16 anos e duas professoras, para um momento de reflexão sobre os cinco principais fatores de risco no trânsito e a importância da adoção de comportamentos responsáveis.

Trânsito e Escola: Caminhando para a Cidadania

“As ações reforçam o compromisso do Detran com a educação para o trânsito como ferramenta de transformação social e prevenção de acidentes. O movimento Maio Amarelo, que este ano tem como tema 'Desacelere, seu bem maior é a vida!', busca mobilizar diferentes segmentos da sociedade para reduzir os índices de acidentes e salvar vidas”, explica o coordenador de educação do Detran, Carlos Valente.

Texto: Luis Azevedo - Ascom/Detran