Circuito Gastronômico Chocolate e Cacau reúne os melhores restaurantes de Belém
A gastronomia do Pará é criativa, autêntica e marcada por grande diversidade. Tacacá, maniçoba, pato no tucupi e uma variedade de frutos, entre os quais: açaí, bacuri, cupuaçu e até o cacau merecem referência, convergindo numa gastronomia exótica, rica em cores, aromas e sabores únicos. É neste contexto que ocorre, até o dia 20 de setembro, o II Circuito Gastronômico Chocolate e Cacau. Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e sob a coordenação do chef Fábio Sicilia, que comanda o Famiglia Sicilia, em Belém, o circuito reúne 25 dos melhores restaurantes da cidade.
Em sua segunda edição, o circuito também integra a programação do Festival Internacional do Chocolate e Cacau Amazônia e Festival Flor Pará, realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Já estão disponíveis no menu de cada casa pratos à base de chocolate, elaborados exclusivamente para o período. “A ideia é que esses pratos possam ser incorporados ao cardápio fixo das casas, como ocorreu em alguns casos no ano passado”, explica Fábio Sicilia. Os preços variam de acordo com a faixa praticada por cada restaurante. “Geralmente ficam até abaixo da média dos valores cobrados pela casa, para incentivar mesmo o consumo desse produto tão rico do nosso Estado, que é o cacau”, garante o chef.
Os restaurantes que participam do II Circuito Gastronômico Chocolate e Cacau são: Famiglia Sicilia, Don Vino, A Forneria, Saldosa Maloca, Spazzio Verdi, Caramelada, Tapioquinha da Amazônia, Point da Tapioca, Circus, Brigaderie, Brownie do Inácio, Formiguinha, Doceria Delalê, Gelateria Damazônia, Divina Xica, Kate Cake, Sweet by Sisters, Dom Cookie, Égua Tchê, Eti Mariqueti, Lá em Casa, Churrascaria Tucuruvi, Happy Brownie, Old School Rock Bar e Buffalo Steakhouse.
Colaboração de Lívia Cabral - Assessoria de Imprensa do Festival