Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Novo totem de segurança chega para reforçar segurança e atendimento em Marituba

O equipamento, instalado na praça Menino Deus, no centro da cidade, oferece maior ângulo e cobertura visual, contribuindo significativamente para o videomonitoramento da área

Por André Macedo (SEGUP)
15/05/2025 22h00

Buscando ampliar o atendimento de ocorrências e agilizar o serviço prestado pelas forças de segurança, o Governo do Pará entregou nesta quinta-feira (15) em Marituba, Região Metropolitana de Belém, mais um totem de segurança pública. O equipamento, instalado na praça Menino Deus, no centro da cidade, oferece maior ângulo e cobertura visual, contribuindo significativamente para o videomonitoramento da área. 

O totem, entregue à população pelo governador do Estado, Helder Barbalho, foi bastante celebrado pelos benefícios que representa. O chefe do Executivo Estadual destacou a importância do equipamento para intensificar a segurança oferecida.

“Quero parabenizar a equipe da segurança por esse instrumento de monitoramento, pois quando essa praça estiver totalmente pronta vai ser o novo ‘point’ de Marituba, as famílias vão se reunir, a prática do lazer e a promoção da saúde vai acontecer. E, com o totem com as câmeras funcionando 24 horas, a população estará mais segura", discursou o governador.

Ainda de acordo com Helder Barbalho, o totem ajuda a fiscalizar a área da BR-316, monitorando placas, identificando carros roubados, ajudando a polícia a prender criminosos, além da leitura facial, que identifica pessoas criminosas. Além disso, quem precisar do 190, já poderá fazer a denúncia no local. Marituba ganha hoje esse equipamento numa posição estratégica”, afirmou o governador do Pará.

Mais de 50 totens na região metropolitana de Belém

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), já instalou mais de 50 equipamentos no território paraense em 2024. Agora, inicia a nova fase de implementação, onde serão instalados mais 50, iniciando por Marituba.

“Está é a segunda fase do projeto Cidades Inteligentes. Primeiro, implantamos 50 totens nas principais cidades do Estado e agora iniciando uma série de entregas. Serão mais 50 novos equipamentos, para que possamos entregar à população, cada vez mais segurança com o uso da tecnologia”, reforçou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Hoje, existem totens instalados na capital e nos municípios de Ananindeua, Marabá, Santarém, Altamira e Salinópolis. Já os próximos equipamentos, serão distribuídos nas cidades de Abaetetuba, Ananindeua, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Canaã dos Carajás, Cametá, Capanema, Castanhal, Igarapé-Miri, Itaituba, Marituba, Mãe do Rio, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Salinópolis, Tailândia e Tucuruí, cumprindo o compromisso de ampliar a capacidade de videomonitoramento nos municípios paraenses, por meio da tecnologia e inteligência artificial.

Cobertura visual - O equipamento possui quatro câmeras fixas e uma câmera 360° que monitora as áreas ao redor. Conta ainda com botão de emergência, permitindo contato em tempo real com os agentes do Centro Integrado de Operações (CIOp). Os equipamentos também possuem alto-falantes de grande alcance e alarmes sonoros, além de um sistema de localização em tempo real.

“O totem tem inteligência artificial embarcada, tem reconhecimento facial para localizar foragidos da justiça e também consegue localizar veículos roubados e furtados. Se a população precisar, tem também um botão de acionamento, que fala diretamente com o CIOp, através de um simples toque nesse botão. Além disso, tem a possibilidade de poder comunicar a sociedade com a segurança pública através de um alto-falante que tem um raio de 100 metros de alcance para passar mensagens, alerta a população, para que ela possa estar sempre instruída e orientada”, explica Ualame. 

O totem é um equipamento que vem contribuindo com a segurança pública do Pará, tanto nas ocorrências de urgência e emergência, quanto nas investigações policiais. 

Moradora há 40 anos de Marituba, a assistente social Margaret Resque, celebrou a chegada do novo equipamento. 

“É de suma importância esse equipamento para a gente aqui no município. Não só no município, em todo o Estado. É muito importante porque nos sentimos mais seguros, com mais segurança, é graças a  firmeza nos trabalhos da segurança pública”, disse.