Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CAMINHOS SEGUROS
English Version

PC prende suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Belém

Ação cumpriu mandado judiciais de prisão expedidos pela Justiça. Mais de 15 homens foram presos em todo o Pará, desde o dia 30 de abril deste ano.

Por Jeniffer Terra (PC)
15/05/2025 11h18

Na manhã desta quinta-feira (15), as equipes da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), deflagraram a fase operacional da operação “Caminhos Seguros”, com o objetivo de dar cumprimento a vários mandados de prisão expedidos contra suspeitos de crimes graves praticados contra crianças e adolescentes, em sua maioria crimes sexuais. 

“As ações ocorreram de forma simultânea em Belém e em outros municípios da Região Metropolitana. Todos os mandados foram diligenciados e os alvos localizados receberam voz de prisão e foram encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente. Outros alvos são monitorados pelas equipes de investigação e inteligência, por isso a operação continua para que possamos dar cumprimento às prisões”, explicou a delegada Emanuela Amorim, diretora da DAV.

A Operação Caminhos Seguros é uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de enfrentar, de forma articulada e qualificada, a violência sexual infantojuvenil. A ação ocorre em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Os homens presos hoje foram conduzidos à Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA/Belém) para os procedimentos legais, incluindo registro dos boletins de ocorrência e requisição de exames periciais.

“A operação Caminhos Seguros do MJSP teve início no dia 30 de abril passado. De lá para cá, mais de 15 homens envolvidos em crimes sexuais contra crianças e adolescentes já foram presos em todo o Pará. A ação continua até o final do mês de maio para que outros mandados de prisão sejam cumpridos”, finalizou a delegada.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a proteção da infância e adolescência e segue empenhada na localização dos demais alvos e na responsabilização dos autores desses crimes tão sensíveis.

DENUNCIE - Qualquer denúncia sobre abuso infantojuvenil pode ser realizada com garantia de sigilo e anonimato, através do Disque-Denúncia, pelo número 181, ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181, com a Iara.