Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
English Version

Projeto do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo beneficia famílias de recicladores em Belém

Paralelamente ao atendimento de urgência e emergência à população, a gestão do PS da Avenida Augusto Montenegro, que integra a rede estadual de saúde, desenvolve ações para preservar o planeta

Por Ascom (Governo do Pará)
13/05/2025 15h30

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, investe na disseminação da cultura de sustentabilidade, a fim de  contribuir com a preservação ambiental, por meio de ações desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade da instituição. Uma das iniciativas é a doação de materiais recicláveis descartados pelo hospital. No âmbito do Projeto "Reciclar é Cuidar do Meio Ambiente", plástico, papelão e papel branco são doados à Cooperativa de Catadores de Sólidos da Amazônia (Coopcresam), situada no bairro da Condor.

Atividade educativa com material reaproveitado no Setor de Pediatria

Na Cooperativa trabalham 12 famílias - cerca de 40 pessoas -, beneficiadas com as doações de materiais recicláveis. Entre o final de 2024 até abril de 2025 foram doados 3.850 quilos de materiais recicláveis à Coopcresam.

Impacto social - Para o presidente da Cooperativa, Davi dos Santos Cunha, é gratificante receber a doação e contribuir com a construção de um meio ambiente mais limpo e saudável, reduzindo a poluição e os riscos para a saúde das pessoas.

"Os resíduos que chegam na Cooperativa vão para um processo de separação, para que depois sejam encaminhados para a indústria, e possam gerar valor financeiro para cada família que aqui trabalha. A reciclagem é uma ferramenta poderosa para construir um futuro mais sustentável, e a participação de cada habitante do planeta é fundamental para alcançar esse objetivo. Sabemos que estamos contribuindo com o planeta, e isso é muito gratificante porque aqui não somos só nós que somos ajudados, mas com a ajuda de parceiros, como vocês, estamos ajudando o nosso município, o nosso estado e o meio ambiente", reforçou Davi Cunha.

Materiais selecionados na Coopcresam para venda às indústrias que fazem o reaproveitamento

O Projeto "Reciclar é Cuidar do Meio Ambiente" contribui com a comunidade que trabalha na coleta, triagem, tratamento e comercialização de materiais recicláveis, e assegura a destinação correta dos materiais reaproveitáveis, reduzindo o impacto ambiental. A Comissão de Sustentabilidade, composta por quase 20 profissionais, de diversas áreas, busca despertar o interesse de todos que convivem no ambiente hospitalar para o reaproveitamento de materiais, como forma de contribuir com a saúde de todos.

Papel educativo - Um dos exemplos é o reuso dos papéis brancos, oriundos das funções administrativas. Esse material é reaproveitado em atividades promovidas pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), e pela Comissão de Sustentabilidade, como desenhos impressos em rascunhos, utilizados recentemente em abordagem educativa com as crianças da Pediatria.

Membros da Comissão de Sustentabilidade do Pronto-Socorro estadual

O papel também foi utilizado na decoração das mesas do refeitório, em alusão ao Dia das Mães, com a confecção de flores. Os cartazes utilizados nas divulgações internas de eventos e campanhas que precisam ser visualizadas pelos profissionais também são impressos em papéis descartados.

A presidente da Comissão de Sustentabilidade, engenheira ambiental Rayane Pereira, informou que, no ambiente hospitalar, onde as pessoas são cuidadas todos os dias, os integrantes da Comissão se voluntariaram a cuidar também da saúde do planeta, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Com a nossa iniciativa de adotar a reciclagem e doar os materiais, damos um destino correto aos resíduos, gerando oportunidade, dignidade e transformação. Com isso, contribuímos com o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ao promover um ambiente mais saudável; com o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ao fortalecer o trabalho dos catadores; com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao incentivar práticas responsáveis no espaço urbano, e com o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ao reduzir o desperdício e estimular a economia circular. Sustentabilidade, aqui, também é um ato de cuidado com as pessoas e com o futuro", reiterou a presidente da Comissão.

Decoração feita com papel reciclável

Conscientização - Segundo o diretor-geral do Pronto-Socorro, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, no PSRM, grande produtor de materiais recicláveis, a atuação da Comissão de Sustentabilidade, com destaque para o Projeto "Reciclar é Cuidar do Meio Ambiente", é importante para a criação de consciência ambiental coletiva.

"Este tema tem contribuído com a criação da cultura da sustentabilidade no nosso hospital, e vem contribuindo com a sensibilização dos nossos funcionários, pacientes e acompanhantes, por meio de palestras e outras atividades que destacam a importância de reciclar e reutilizar materiais que poderiam poluir o meio ambiente. Com os processos de reciclagem dos materiais reaproveitáveis, os recursos naturais são economizados, há a diminuição da poluição e contribuição para um ciclo de produção mais eficiente. Além disso, a reciclagem diminui a quantidade de resíduos em aterros, reduzindo a poluição do solo, água e ar, por meio de uma destinação adequada e responsável. É muito importante que todos estejam envolvidos, que saibam da importância desse movimento para o bem do planeta e da saúde, não só ambiental, mas para a saúde das pessoas", destacou o gestor.

Serviço: O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo fica na Avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas. O PS estadual é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.

Texto: Joelza Silva - Ascom/PSRM