Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Enfermagem no CIIR alia técnica e acolhimento na assistência aos usuários

Enfermeiros e técnicos de enfermagem são homenageados pelo empenho no cuidado, inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência no Pará

Por Ascom (Governo do Pará)
12/05/2025 12h28

Em celebração ao Mês da Enfermagem, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) prestam uma justa homenagem à equipe de enfermeiros e técnicos, pela competência técnica e compromisso com o cuidado humanizado, nas duas unidades.

Somente nos primeiros quatro meses de 2025, a equipe de enfermagem realizou 4.285 atendimentos, reafirmando seu protagonismo na assistência às pessoas com deficiência no Pará. No CIIR, a Enfermagem não apenas integra, mas lidera uma assistência centrada no paciente, promovendo a escuta ativa, o acolhimento e a autonomia dos usuários.

Para o CIIR, a enfermagem é um pilar na jornada de reabilitação dos usuários. Os profissionais têm atuação em setores estratégicos como o Ambulatório, o Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), Centro de Especializado de Transtorno do espectro Autista, Central de Material e Esterilização (CME) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II).

Diariamente, técnicos e enfermeiros realizam consultas de enfermagem, triagens, curativos, acompanhamento em procedimentos com sedação, exames especializados e participam ativamente do Time de Resposta Rápida (TRR).

Em 2024, foram mais de 13.718 atendimentos realizados pela equipe de enfermagem, números que refletem o compromisso com a qualidade, eficiência e humanização do cuidado prestado.

Para a coordenadora do Ambulatório, Silinne Baia, a atuação da enfermagem transcende a técnica. “Nossa equipe realiza avaliações detalhadas, acompanha os usuários de forma contínua e acolhedora, e impacta pisitivamente na qualidade de vida deles. Trabalhamos lado a lado com as demais especialidades da reabilitação, mas é a enfermagem que está na linha de frente, promovendo o cuidado integral com empatia e responsabilidade”, afirma.

A importância desse cuidado é percebida por quem vive a reabilitação na prática. O aposentado Miguel Xavier Carneiro, 66 anos, é um dos usuários, e faz questão de valorizar o trabalho da equipe. “Venho três vezes por semana ao CIIR para tratar uma lesão por pressão. Já estive em situação grave, com necroses severas. Mas graças à dedicação dos enfermeiros, hoje estou recuperado e sigo firme no tratamento”, relata.

“Eles são minha referência de cuidado. Sempre faço questão de elogiá-los no SAU. É um serviço essencial. O que seria de nós sem essa equipe?”, completa. Outro depoimento que traduz a relevância da enfermagem no CIIR vem de Haliandra Ferreira, mãe de Hyawan, de 3 anos. “A enfermagem é o principal passo no atendimento. A triagem cuidadosa e o olhar atento da equipe são fundamentais para que o médico tenha base para investigar com mais precisão. Esses profissionais são o alicerce da saúde. Precisam ser mais reconhecidos”, disse Haliandra.

Neste mês de celebração da Enfermagem, a gestão do CIIR/Cetea reafirma seu compromisso com o fortalecimento e valorização desses profissionais, que são a espinha dorsal da assistência humanizada e inclusiva. “A dedicação da nossa equipe de enfermagem fortalece diariamente a missão do CIIR de promover reabilitação integral com respeito, escuta e inclusão às pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual em todo o estado”, destaca a diretora assistencial Maria do Carmo Freitas.

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido é analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço:

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ele funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

Texto da Ascom CIIR