Obra de saneamento altera trânsito em trechos de Belém no período noturno a partir desta segunda (12)
Interdições nas avenidas Visconde de Souza Franco e Manoel Barata ocorrerão até o dia 23 de maio, das 22h às 5h, para avanço de obra estratégica ligada à COP 30

A partir desta segunda-feira (12), até o próximo dia 23 de maio, o trânsito em trechos da Avenida Visconde de Souza Franco e da Rua Manoel Barata, em Belém, sofrerá alterações com interdição total no período noturno, das 22h às 5h. A medida é necessária para o avanço das obras de saneamento da Sub-Bacia 4.1.1 do Una, que integram o pacote de investimentos estruturantes para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que ocorrerá em novembro deste ano, na capital paraense.
Trechos interditados
As interdições ocorrerão nos seguintes pontos:
- Avenida Visconde de Souza Franco, entre Avenida Senador Lemos e Rua Jerônimo Pimentel;
- Rua Manoel Barata, entre Avenida Visconde de Souza Franco e Travessa Quintino Bocaiúva.
Durante esse período, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas, garantindo a fluidez do trânsito e a segurança de pedestres, ciclistas e condutores.
Obra de saneamento avança com 40% de execução
A intervenção faz parte da primeira etapa do saneamento da Sub-Bacia 4.1.1 do Una, que já alcança 40% de execução. A obra é executada pelo Governo do Pará, por meio da Seop, em parceria com o Governo Federal e com apoio da Itaipu Binacional.

A nova rede de coleta de esgoto que está sendo implantada na região vai beneficiar diretamente a população, ao evitar o descarte inadequado de resíduos e garantir tratamento adequado na Estação do Una, localizada na Rodovia Arthur Bernardes.
O projeto contempla:
- 7.600 metros de rede coletora de esgoto;
- Aproximadamente 140 unidades de Poços de Visita (PV);
- Cerca de 700 unidades de ramais domiciliares;
- Demolição e recomposição de pavimento asfáltico;
- Construção de uma estação elevatória e de um abrigo para gerador.
As obras fazem parte do compromisso do Governo do Pará em ampliar a infraestrutura urbana e assegurar mais qualidade de vida à população, com foco na sustentabilidade e na preparação da capital para a COP 30.