Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA VIÁRIA
English Version

Curionópolis comemora 37 anos de emancipação com nova estrada para Serra Pelada

Os 31 quilômetros estão completamente pavimentados. Obra impulsiona desenvolvimento regional e integra municípios e proporciona qualidade de vida à população.

Por Brenno Rayol (SECOM)
09/05/2025 18h16

Na véspera do 37º aniversário de emancipação de Curionópolis, município do sudeste paraense, celebrado em 10 de maio (sábado), a população recebeu um presente há muito esperado: a nova estrada de acesso ao distrito de Serra Pelada. Com os 31 quilômetros de extensão completamente pavimentados, a via representa um marco para a mobilidade e o desenvolvimento da região.

A obra foi entregue com a presença do governador Helder Barbalho, que participou da programação oficial ao lado da prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, do deputado estadual Chamonzinho (Wenderson Azevedo Chamon) e da primeira-dama, Daniela Barbalho. A reconstrução da estrada é fruto de parceria entre a mineradora Vale e a Prefeitura de Curionópolis, como parte das condicionantes ambientais estabelecidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para a operação da mina Serra Leste, no município.

Governador Helder Barbalho e demais autoridades na entrega da estrada totalmente pavimentada

“O Estado, com a Prefeitura e a Vale, colocaram como condicionante para que haja a conciliação do desenvolvimento da geração de emprego a partir da mineração, mas integrando as pessoas e levando a comunidade local a ter qualidade de vida e desenvolvimento. Este é um anseio de décadas e décadas, de gente que tem o direito de ter uma estrada de qualidade”, ressaltou Helder Barbalho.

Rapidez e segurança - Com a pavimentação, o acesso à Vila de Serra Pelada passa a ser mais seguro e rápido, beneficiando milhares de famílias que vivem na localidade e dependem da estrada para se deslocar e transportar sua produção. A nova via também facilita o acesso à mina Serra Leste, ampliando o potencial logístico da região. Moradores comemoraram o avanço na qualidade de vida.

Jacob Andrade

O aposentado Jacó Andrade, que mora em Serra Pelada, trabalhava como rodoviário., e contou que “foram muitos anos de poeira, buraco e quebrando o carro. Melhorou tudo o comércio daqui. Os carros não quebram mais, a viagem ficou mais rápida e ajudou muito isso para nós”.

As obras incluíram drenagem superficial e profunda, com instalação de bueiros e drenos, construção de duas pontes com passarelas para pedestres, além da sinalização vertical e horizontal. Mais de 600 trabalhadores atuaram na construção no pico da obra, sendo aproximadamente 80% de moradores da região.

Francisca Menezes: 'estrada facilitou em todos os sentidos'

A moradora Francisca Menezes também lembrou como era a dura realidade. “A gente enfrentava muita dificuldade para vir pra cá. O carro atolava. Quando começaram a fazer essa estrada, todo mundo deu graças a Deus. Ela facilitou em todos os sentidos, na locomoção dos garimpeiros e dos moradores, pois quem conheceu aqui a nossa estrada sabe que não era fácil chegar a Serra Pelada”, disse. 

A nova estrada reforça o compromisso das instituições envolvidas com o crescimento sustentável da regiã,o e marca um novo capítulo na história de Curionópolis, que avança com mais mobilidade, segurança e condições de desenvolvimento econômico.

Investimentos - A entrega da estrada de acesso a Serra Pelada se soma a uma série de investimentos em infraestrutura realizados pelo Governo do Pará nos últimos anos. Em fevereiro, moradores do sudeste do Pará receberam a PA-160, a TransCarajás, que liga os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155. A entrega de 26 quilômetros de rodovia asfaltada e sinalizada fortalece o desenvolvimento local e melhora a qualidade de vida dos moradores.

Já a estrada TransCanadá, que liga os municípios de Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte, teve seu primeiro trecho pavimentado entregue no início do mês passado.

Desde 2019, o Estado já pavimentou mais de 3 mil quilômetros de vias em todas as regiões, por meio do Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, que investiu mais de R$ 5 bilhões na melhoria da infraestrutura viária. 

O governo estadual investe, ainda, em construção de pontes, e já entregou 741. Um exemplo recente é a entrega da terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, em Marabá, na Região de Integração Carajás, no sudeste, fortalecendo a promoção do turismo e do desenvolvimento econômico.