Sectet realiza Demoday para apresentação de projetos finais do Edital TechEmpreendedor
Iniciativa tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Pará por meio da seleção de cinco startups que receberão subvenção econômica

Nos dias 5 e 6 de maio, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) promoveu o evento Demoday, no Auditório Inovação, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT Guamá). O evento marca o encerramento do edital Tech Empreendedor. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Pará por meio da seleção de cinco startups que receberão subvenção econômica de R$ 80 mil cada para impulsionar seus negócios.
O Demoday é o ponto culminante de um processo que envolveu capacitações, mentorias e networking, preparando os empreendedores para apresentarem seus projetos a uma banca avaliadora composta por especialistas e investidores. Ao final, serão escolhidos os cinco melhores negócios, que após avaliação das apresentações em um prazo de 30 dias terão o suporte financeiro da Sectet para escalar suas soluções inovadoras.
Para o secretário adjunto da Sectet, Keynes Silva, o programa reafirma o compromisso do Estado com o incentivo ao empreendedorismo local. "Investir em startups é investir no futuro do Pará. O Tech Empreendedor demonstra que, com capacitação e apoio, nossos empreendedores são capazes de criar soluções inovadoras, sustentáveis e que geram empregos. O Demoday representa não apenas o fim de uma etapa, mas o início de uma nova fase para os projetos selecionados", ressaltou.
O Demoday contará com programação diversificada, incluindo painéis, palestras e as apresentações dos projetos finalistas. Ao fim do evento, os cinco projetos mais bem avaliados serão contemplados com o recurso financeiro da Sectet, contribuindo para um ambiente mais inovador, competitivo e sustentável na economia paraense.

Entre os participantes do edital, histórias de superação, inovação e impacto regional se destacam. A empreendedora Ewelyn Silva, fundadora da Click Vet, compartilha a experiência de crescimento ao longo do programa. "Sou fundadora da Click Vet, uma startup do ramo pet, nascida em Belém. Depois de um longo trajeto com capacitações e mentorias, conseguimos aplicar tudo o que aprendemos de forma direta na empresa. Resumimos meses de aprendizado em cinco minutos de pitch no Demoday. Se formos selecionados, já tenho tudo planejado: vamos lançar a versão 01 do nosso aplicativo e investir em marketing para fortalecer a marca. Tudo isso para oferecer mais comodidade aos tutores de pets", explicou.

Já Beatriz Ornela, empreendedora à frente de dois negócios, destacou o impacto transformador do programa: "Estar no Startup Pará é uma oportunidade única. Começamos com um projeto pequeno e, durante o programa, tivemos acesso a uma rede de contatos e conhecimentos que talvez levássemos anos para adquirir. Hoje temos a Combinô, uma startup de moda circular, e a Texbi, de logística reversa para resíduos têxteis. Se formos contempladas com os R$ 80 mil, vamos investir em estrutura digital para o aplicativo da Combinô e em maquinário para a Texbi, consolidando nossos negócios na região", afirmou.
Para Renato Cortez, coordenador do StartUp Pará, é um momento importante para os empreendedores que chegaram até o final do edital. "O edital Tech Empreendedor foi um divisor de águas para o nosso projeto. As mentorias abriram nossa mente para estratégias que nem imaginávamos. Chegar ao Demoday é uma vitória e uma grande oportunidade de mostrar o que construímos com tanto esforço", finaliza.
O Startup Pará é uma iniciativa do Governo do Estado, que auxilia o desenvolvimento de ideias e empresas inovadoras, desenvolvido pela a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O programa é uma estratégia estadual para o empreendedorismo de base tecnológica.
Texto: Carla Couto – Ascom Sectet