Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Ponte Igarapé-Miri é entregue à população

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/09/2015 18h48

Everaldo Correa, 30 anos, trabalha com transporte alternativo há seis anos. Na manhã deste sábado, 12, ele olhava para a Ponte Igarapé-Miri, recém-inaugurada, com o encanto de quem vê um presente. “Essa ponte vai melhorar e muito a minha vida. Antes, eu levava quase duas horas para atravessar de balsa até aqui. Agora, não. Não vejo a hora de passar em cima dela para estrear”, contou o motorista.

Entregue esta manhã à população pelo governador Simão Jatene, a ponte que leva o nome do ex-secretário Clóvis Mácola, é a primeira de grande porte da região do Baixo Tocantins. A expectativa é de que, ao diminuir o tempo de viagem, a nova estrutura mude, a partir de agora, a realidade dos moradores dos municípios da região, como Abaetetuba, Barcarena, Acará, Moju, Mocajuba, Cametá e Baião, além de Igarapé-Miri.

Ao todo, são 560 metros de extensão e 200 metros de rampa. Além disso, a Ponte Igarapé-Miri traz tecnologia de iluminação solar e um sistema de proteção dos pilares para evitar possíveis impactos com embarcações. Com ela, o Governo do Estado já soma mais de 300 milhões investidos na implantação e recuperação das pontes de madeira e concreto em todo o Pará.

União - Durante a entrega, Simão Jatene destacou o sentido de união da nova ponte. “Acredito que obras como essa sempre têm um significado muito especial, ainda mais quando falamos em pontes, pois elas literalmente unem. Esse era um sonho antigo e, nesse momento do país, essa ponte também nos remete a todo esse simbolismo”, afirmou o governador.

Simão Jatene também fez questão de fazer referência a todos os operários que participaram da obra, com a menção dos seus nomes na placa da inauguração. Ao todo, o trabalho mobilizou mais de 200 pessoas, das quais cerca de 90% moradores da região. Clóvis Mácola também foi citado com carinho. “Foi um grande técnico e um homem de bem”, disse Simão Jatene.

Desenvolvimento - Além da geração de empregos, a ponte Igarapé-Miri deve proporcionar o desenvolvimento da Agricultura, do Comércio e do Turismo da região.  O secretário Kleber Menezes, de Obras Públicas, destacou que a ponte é mais um passo importante na busca da integração regional do Pará. Ele destacou, que com a ponte, é possível encurtar em pelo menos 1h30 o tempo viagem de Belém até a margem esquerda do Rio Tocantins.

O aposentado Benedito Trindade, que fez questão de acompanhar a entrega da obra, deu sua opinião sobre os benefícios. Para ele, a obra marcará um novo tempo, não só para a população da região, mas também para a economia paraense. “Aqui ainda temos dificuldade para escoar nossa matéria prima e essa ponte vai ajudar muito. Por isso, acredito que esse é um dia que a gente nunca vai conseguir esquecer”, declarou.