Governo do Pará libera visual da Quadra 2 da Nova Doca em Belém
Estado retira os tapumes e segundo trecho da via já pode ser visto pela população

Quem passa pela Avenida Visconde de Souza Franco já pode observar melhor o avanço das obras da Nova Doca. O serviço tem 74% dos trabalhos concluídos, e o Governo do Pará retirou os tapumes da Quadra 2 do Parque Linear, que compreende o trecho entre as ruas Belém e Municipalidade. A área também ganhou novo asfalto.

O projeto faz parte do conjunto de obras estruturantes consideradas legado da COP30, a Conferência Mundial do Clima, que vai acontecer em Belém, em novembro. Agora, os quase 190 metros da Quadra 2, na Nova Doca, vão receber trabalhos de acabamento, de paisagismo sustentável e a instalação dos equipamentos públicos.

“Chegamos em mais uma etapa que representa o avanço da obra da Nova Doca dentro do cronograma acompanhado de perto pelo governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan. O asfaltamento que está sendo finalizado vai garantir a liberação do trânsito nesse trecho, facilitando o fluxo de veículos na área. Além disso, é mais uma oportunidade para a população visualizar o que está sendo feito pelos quase 530 trabalhadores que fazem parte de mais esse investimento da COP 30”, destacou Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas.

As obras estruturantes em Belém para a COP30, realizadas pelo Governo do Pará, geram cinco mil empregos diretos. Entre a mão de obra empregada, está o pintor Fábio Nunes, recém-contratado para trabalhar na construção da Nova Doca.
"Esse é um ponto positivo, para mim: ter carteira assinada, garantir os meus benefícios como trabalhador, levar o sustento para a minha família. É a primeira vez trabalhando em uma obra do Governo do Estado, e é gratificante contribuir para que tudo evolua conforme o planejado”, disse o pintor Fábio Nunes.

Equipamentos públicos e de lazer
A Quadra 2 da Nova Doca dispõe de uma passarela elevada que terá ligação com o mirante e a arquibancada da Quadra 1, cujos tapumes no entorno também já foram retirados. O espaço também contará com ciclovia, duas áreas de contemplação, academia e quiosque com espaço de vivência. A Quadra 2 já recebeu o plantio de 28 árvores que compõem o paisagismo sustentável da Nova Doca. No total, 180 árvores serão plantadas ao longo das oito quadras do canal.

Dentro da estratégia para a purificação da água do canal, a Quadra 2 também terá o sistema de tratamento de efluentes por wetlands, os chamados “jardins filtrantes”, que utilizam plantas que reduzem os impactos ambientais de forma econômica e eficaz. As raízes de vegetais como o Lírio da Amazônia e a Cana da Índia sugam as impurezas do canal e devolvem em forma de oxigênio não poluente.

Saneamento - O projeto da Nova Doca quer garantir a coleta adequada e tratamento do esgoto sanitário dos imóveis localizados no entorno do canal. O sistema de esgoto estará ligado à Estação de Tratamento (ETE) do Una, em construção na Rodovia Arthur Bernardes.
De acordo com a Seop, os serviços de saneamento vão garantir a retirada do volume de esgoto que é lançado de maneira irregular no canal, melhorando a qualidade da água e proporcionando mais infraestrutura básica para a população.
Primeiro trecho foi liberado para visualização em março
O Governo do Pará retirou, no final do mês de março, os tapumes e finalizou o serviço de asfalto na Quadra 1 da Nova Doca – localizada entre a Avenida Pedro Álvares Cabral/Rua Belém e Avenida Marechal Hermes – que teve o trânsito liberado.
O local tem uma estrutura da passarela com mirante elevado e arquibancada para contemplação, além de ciclovia. A área contará, ainda, com um balé das águas e duas fontes interativas ao lado da área de eventos e atividades culturais, onde costuma ficar montada a estrutura da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, durante o Círio.