Semas apresenta políticas sustentáveis à comitiva do Congo e da Indonésia
A visita da comitiva internacional, que termina neste domingo (27), tem o objetivo de promover troca de experiências e boas práticas na implementação das Estratégias e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) recebeu uma comitiva internacional, composta por cerca de 22 representantes dos governos da República Democrática do Congo e da Indonésia. A visita, realizada na sexta-feira (25), fez parte da missão de intercâmbio promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio da Cooperação Alemã (GIZ), no âmbito do Projeto “Fortalecimento da Implementação Nacional das Metas Globais de Biodiversidade (Implementação GBF)”.
A missão ocorre entre os dias 20 e 27 de abril, contemplando agendas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belém (PA). O objetivo central é promover a troca de experiências e boas práticas na implementação das Estratégias e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB), além de fortalecer a cooperação internacional.

Na capital paraense, a programação começou pela manhã, com visita ao Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, onde os visitantes conheceram o projeto de conservação da ararajuba (Guaruba guarouba), espécie da fauna amazônica ameaçada de extinção. No auditório do Centro de Visitantes, a equipe da Semas apresentou as políticas implantadas pelo Governo do Pará visando à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade.
À tarde, a comitiva foi recebida no Centro de Treinamento e Formação Ambiental da Semas, onde conheceu a sala de monitoramento ambiental e recebeu explicações técnicas sobre o funcionamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Houve, ainda, apresentações do Plano Estadual de Bioeconomia (Planbio), o Plano Estadual Amazônia Agora e a Estratégia e Plano de Ação Estadual da Biodiversidade.

Referência - Durante o encontro, a secretária-adjunta de Bioeconomia da Semas, Camille Bemerguy, destacou a importância da cooperação entre países, e o papel do Pará como referência na construção de políticas públicas integradas para o desenvolvimento sustentável.
“Receber essa missão internacional reforça o compromisso do Pará com a agenda da bioeconomia. Compartilhar nossas experiências e, ao mesmo tempo, aprender com outros países é essencial para avançarmos de forma colaborativa na construção de soluções sustentáveis", informou a gestora.
A iniciativa reforça o protagonismo do Pará na agenda ambiental global, e evidencia a importância da cooperação entre países para a construção de soluções conjuntas voltadas à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável.