Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seduc e estudantes fortalecem diálogo no atendimento às demandas da Escola Avertano Rocha

O encontro, realizado no auditório da escola, reuniu 37 alunos, entre representantes de turmas e do grêmio estudantil, além de gestores e dirigentes da Regional de Ensino da Seduc, em Icoaraci

Por Ericka Pinto (FADEP)
26/04/2025 16h27

Representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Conselho Estadual de Educação se reuniram com alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Avertano Rocha, em Icoaraci (distrito de Belém), para tratar sobre melhorias na estrutura física da unidade de ensino, em especial dos espaços destinados às  atividades esportivas e ao refeitório. O momento foi também de fortalecimento do diálogo com o grêmio estudantil dentro da unidade de ensino.

O encontro ocorreu nesta semana no auditório da Escola, reunindo 37 alunos, entre representantes de turmas e do Grêmio Estudantil, além de gestores, incluindo da Diretoria Regional de Ensino (DRE 10 - Belém).

Seduc, gestores e estudantes discutiram juntos melhorias para o ambiente escolar

Os estudantes ouviram as demandas apresentadas, como a necessidade de reforma da estrutura da quadra poliesportiva que, atualmente, está interditada para atividades esportivas e eventos culturais, além do refeitório da escola, que precisa de novo mobiliário.

Demandas garantidas - Após o diálogo com os estudantes, o secretário-adjunto de Articulação da Seduc, Diego Maia, garantiu o atendimento às demandas, incluindo a compra de equipamentos e outros reparos, que serão custeados com recursos do Prodep (Programa Dinheiro na Escola Paraense). 

“Esse encontro foi muito importante, tendo os alunos, com seu protagonismo, liderando essa agenda, e também por intermédio da Seduc, que fará a reforma da quadra, atendendo a essa demanda o mais rápido possível, para que as atividades de esporte sejam retomadas. O início dessa obra está previsto para o segundo semestre, com um prazo de dois a três meses. Já as demandas menores serão atendidas pelo Conselho Escolar, com recursos do Prodep. Agora, é aguardar para que a gente possa ter a Escola Avertano Rocha cada vez melhor para os estudantes de Icoaraci ", disse Diego Maia.

Na avaliação do conselheiro Estadual de Educação Renan Silva, o encontro fortaleceu o diálogo com o Grêmio Estudantil dentro da Escola. “O objetivo da nossa reunião foi tratar a pauta de reforma da quadra poliesportiva e do espaço do refeitório, além de fortalecer a perspectiva de inserção, diálogo e fortalecimento dos grêmios estudantis dentro das escolas, por se tratar de uma unidade que já tem um grêmio estudantil formado e institucionalizado. Nós tivemos uma reunião muito positiva, muito boa e produtiva. Saímos com os encaminhamentos do processo de revitalização dos espaços mencionados pelos alunos”, acrescentou Renan Silva.

Para a presidente do Grêmio Estudantil, Sofia Salomão, a visita à Escola e a escuta dos estudantes foram importantes para o real entendimento das necessidades da "Avertano Rocha". “Na reunião, apresentamos todas as demandas. E todos os envolvidos, Grêmio Estudantil, conselho de alunos, direção e estudantes ficamos muito satisfeitos e felizes por sabermos que as necessidades serão atendidas”, afirmou Sofia Salomão.