HJB integra projeto nacional para redução de infecção hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, oferece serviços de referência de média e alta complexidades com foco na segurança do paciente. Com isso, a unidade vem contribuindo através de projetos de pesquisa, inovação, educação e gestão, para que o Sistema único de Saúde (SUS), ofereça serviços de saúde cada vez mais qualificados e acessíveis à população.
Um desses projetos, é o “Saúde em Nossas Mãos” do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, no qual a unidade vem fazendo parte desde setembro do ano passado.
O projeto Saúde em Nossas Mãos foi criado em colaboração com os hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e equipes técnicas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), da Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e de Urgência (CGHOSP/DAHU/SAS/MS).
As instituições participantes incluem os hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Israelita Albert Eintein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês.
O projeto busca, reduzir a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar em UTIs, disseminar o modelo de melhoria para outras unidades e demostrar o impacto financeiro da prevenção dessas infecções. Espera-se mudar a cultura das organizações de saúde em relação à segurança do paciente.
Utilizando o “modelo de melhoria”, orientado pelo Institute of Healthcare Improvement (IHI), a iniciativa realiza testes em pequena escala antes da implantação mais ampla. As equipes são capacitadas por meio de encontros presenciais e virtuais, e os avanços são monitorados por indicadores e visitas técnicas.
"A participação do HJB no projeto ‘Saúde em Nossas Mãos’ reforça nosso compromisso com a qualidade e a segurança do cuidado oferecido aos nossos pacientes. Estamos alinhados às melhores práticas nacionais, colaborando ativamente para a redução das infecções hospitalares nas UTIs e contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais eficiente, seguro e humano dentro do SUS. Essa iniciativa representa mais um passo importante no fortalecimento da cultura da melhoria contínua em nossa instituição," disse o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda.
Atualmente, a unidade hospitalar possui 70 leitos, sendo 60 leitos Clínicos e 10 de UTI para adultos. Esses leitos são destinados para atendimento das especialidades de reumatologia, clínica médica, endocrinologia, pneumonia, geriatria, mastologia e cirurgia geral.
“Eu posso dizer que estou recebendo um bom atendimento enquanto estou aqui, todos têm sido bem atenciosos e cuidadosos,” disse a paciente Rutyane do Socorro, 43 anos, da cidade de Ananindeua, que veio encaminhada para a UTI do HJB, por conta de uma insuficiência respiratória e outras complicações, e agora está na enfermaria se recuperando.
O hospital também recebe, entre os leitos de UTIs, pacientes clínicos e cirúrgicos, alguns, com casos críticos que necessitam de um cuidado maior com recursos humanos qualificados e atenção redobrada.
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB