Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Capacita COP 30 chega à Ilha do Combu com cursos de turismo sustentável, inglês e marketing digital para moradores

Em menos de um ano, programa já certificou mais de 16 mil pessoas no Pará

Por Ascom (Governo do Pará)
24/04/2025 18h45

A Ilha do Combu recebe uma nova oferta de cursos do programa Capacita COP 30, com foco na qualificação de moradores e empreendedores locais para o evento climático, sediado na capital paraense, Belém, em novembro deste ano. Os cursos ofertados são de Gestão de Turismo Sustentável, Língua Inglesa para Turismo e Marketing Digital e Vendas, para preparar a comunidade para receber o público nacional e internacional esperado durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30).

Cada curso oferece 30 vagas, e as aulas acontecem no turno da noite, facilitando o acesso dos participantes que trabalham durante o dia. Serão dez encontros destinados a moradores e donos de bares e restaurantes da ilha, com conteúdos voltados à hospitalidade, atendimento, sustentabilidade, vendas e comunicação com turistas estrangeiros.

A parceria é uma ação entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica(SECTET), entre a Associação de Moradores da Ilha do Combu, a Associação de Bares e Restaurantes da Ilha do Combu e a Associação de Barqueiros da Ilha do Combu. Os interessados em participar devem procurar uma das associações para realizar a inscrição.

"Essa iniciativa reafirma o compromisso da SECTET em promover oportunidades reais de capacitação e geração de emprego e renda. Levar formação profissional para comunidades ribeirinhas como a do Combu é garantir que todos participem do legado que a COP 30 vai deixar para o Pará", destacou o secretário da pasta, Victor Dias.

A ação representa a primeira oferta de cursos na ilha. A formação se estende aos trabalhadores do setor de alimentação e turismo.

Entre os participantes, está a professora aposentada, Ana Cardoso, que vê no curso uma oportunidade de transformar sonhos em realidade. “Sempre quis abrir uma pequena hospedagem aqui na ilha. Agora, com o curso, estou aprendendo como receber melhor os visitantes e até me comunicar com estrangeiros. Estou animada com o que vem por aí” contou.

Para Rosivaldo Quaresma, presidente da Associação de empreendedores da Ilha do Combu e também aluno do curso de gestão de turismo sustentável, a capacitação é um marco para a comunidade: “Poder aprender sobre turismo e se comunicar com quem vem de fora será um grande diferencial. Muitos aqui nunca tiveram essa oportunidade e agora estão se preparando para um momento histórico”.

O Capacita COP 30 é uma das estratégias do Governo do Estado para garantir que a COP 30, além de debater o futuro do planeta, deixe um legado de inclusão, conhecimento e desenvolvimento social para o povo paraense. O programa encerra o mês de abril com mais de 22 mil capacitações realizadas nos eixos de hospitalidade, gastronomia, lazer e infraestrutura. 

Texto: Carla Couto - Ascom Sectet