Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Fundação Cultural do Pará promove cultura e educação na região do Rio Capim

Por Aycha Nunes (FCP)
17/04/2025 19h23

Professores e estudantes da educação infantil que vivem nos municípios Tomé-Açu e Bujaru, no nordeste paraense, receberam nesta semana a “Caravana da Leitura” conjunto de atividades culturais e educativas que têm o objetivo de estimular a formação de novos leitores. A programação é gratuita e promovida pela Fundação Cultural do Pará por meio do projeto “FCP por Todo Pará” que, apenas neste ano, já passou por Marapanim, São Francisco do Pará, Santa Izabel, Colares, Vigia e São Miguel do Guamá. Na região de integração do Rio Capim, a FCP esteve presente entre os dias 14 e 17 de abril. 

Com os profissionais de educação, o trabalho da FCP ocorreu durante o encontro de professores do ensino multiseriado de Tomé-Açu. A coordenadora das escolas multisseriadas, professora Edicilene Maciel, destaca a importância da atividade promovida pela Fundação para os adultos e crianças do município.

“A Fundação Cultural do Pará já está presente em nossas escolas por meio dos projetos que desenvolvemos nas bibliotecas e salas de leitura que são apoiados por ela. E ter a equipe da Fundação aqui presencialmente conosco é muito satisfatório, pois nos foi proporcionado um momento de aprendizado, colaboração e socialização de saber”, define a coordenadora

A troca de saber, no entanto, não se restringiu aos momentos entre adultos. “As crianças sempre têm algo valioso a nos ensinar. A gente ensina, mas também aprende muito com elas”, afirma Semias Araújo, técnico em gestão cultural da FCP.

Durante quatro dias, a caravana da FCP promoveu contação de histórias, roda de conversa, teatro de bonecos e musicalização para crianças entre 6 e 10 anos estudantes de escolas municipais de áreas urbanas e rurais das comunidades remanescentes de quilombo Santana e São Judas. Aproximadamente 800 crianças foram beneficiadas.

 

Caeté- A próxima parada do programa será na região do Caeté, entre os dias 21 e 30 de abril, nos municípios de Traquateua e Bragança. No primeiro, serão promovidas atividades de promoção de leitura e valorização da cultura em comunidades remanescentes de quilombo. Em Bragança, porém, a programação é aberta ao público e inclui, mini cursos, oficinas e palestras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: doity.com.br/expedliterariabraga