Acordo de Cooperação Técnica entre Adepará e Sistema OCB incentiva agroindústrias
A parceria fortalecerá ações de inspeção, educação sanitária e fiscalização de trânsito agropecuário, beneficiando famílias cooperadas que procuram regularização
Para gerar desenvolvimento e fortalecer as cadeias produtivas, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Sistema OCB/PA (Organização das Cooperativas do Brasil) para fortalecer a criação de novas agroindústrias no Estado. A parceria foi oficializada nesta quarta-feira (16), na sede do Sistema, em Belém.
O processo de produção na agroindústria, desde a extração da matéria-prima até a distribuição ao consumidor, denominado cadeia produtiva, conta com inspeção e fiscalização da Adepará.

“Esse Termo de Cooperação é fundamental para trazer ao mercado as agroindústrias que processam produtos de origem animal e vegetal. Com esse trabalho em conjunto com a OCB estaremos proporcionando o desenvolvimento da produção, gerando emprego e renda no campo e agregando valor aos produtos paraenses, que vão chegar à mesa da população com segurança e qualidade”, disse o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.
A parceria vai fortalecer as ações de inspeção, educação sanitária, fiscalização de trânsito agropecuário destinadas às famílias cooperadas, que procuram a regularização. “As cooperativas terão uma oportunidade para se regularizarem. Nós estamos abrindo o caminho da agricultura familiar, da economia solidária, do empreendedor rural, para que ele possa aumentar a sua arrecadação e produção no Estado”, ressaltou o presidente da OCB-Pará, Ernandes Rayol.

Oportunidades - O Sistema OCB/PA é responsável pelo fomento e defesa do sistema cooperativista paraense, apresentando o cooperativismo como solução e oportunidades para todos. Atualmente, 239 cooperativas estão registradas no Sistema, distribuídas entre os ramos de transporte, saúde, infraestrutura, crédito, consumo, agro e trabalho, e bens e serviços.
Atualmente, a Adepará tem registradas mais de 430 agroindústrias da área vegetal no Serviço Estadual de Inspeção Vegetal. Todas atendem às normas sanitárias de higiene e passam por inspeção regular das equipes de fiscalização. Na área animal são 78 estabelecimentos de produtos artesanais de origem animal registrados no Serviço de Inspeção Estadual.