Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica de Tucuruí dispõe de quase 10 mil serviços voltados para a saúde vocal

As consultas e sessões de fonoaudiologia atendem adultos, além de crianças e adolescentes do Natea

Por Ascom (Governo do Pará)
16/04/2025 13h00

Em 16 de abril se comemora o Dia Mundial e Nacional da Voz, instituído com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dessa ferramenta tão necessária para a promoção da saúde e para as necessidades humanas, como a comunicação. Com as especialidades que cuidam da voz, a Policlínica Lago de Tucuruí, oferta à população do sudeste paraense, quase 10 mil serviços na área de fonoaudiologia da unidade, por ano.

Através da unidade, o Governo do Pará disponibiliza, em ambulatório, 2.532 consultas e 3.804 sessões. Já no Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), que faz parte do complexo da Policlínica do Lago, são ofertados 1.320 consultas e 1.980 sessões. No total, são 9.636 serviços fonoaudiólogos anuais para crianças, adolescentes e adultos.

Atendimentos 

Antônio Henrique, de 7 anos, tem dificuldades ao falar. Ao saber do serviço na unidade administrada pelo Instituto de Saúde Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a família do menino recorreu à unidade. Ele iniciou o tratamento com a fonoaudiologia da Poli Tucuruí, e hoje já apresenta resultados com as sessões.

"Ele melhorou bastante depois do acompanhamento. Já tem mais concentração, desenvolveu a fala. Até o ano passado, ele tinha muita dificuldade de falar, mas depois das sessões, ele foi evoluindo. Isso trouxe um resultado muito importante para mim como mãe, e para ele que precisa se comunicar", disse a técnica de enfermagem, Mestre da Costa Damasceno, mãe de Antônio.

Perfil 

A fonoaudióloga Claudia Ribeiro explica que o perfil de atendimento na Poli na especialidade, é de pacientes com dificuldades na voz, na linguagem, com anormalidades neurológicas e com transtornos do neurodesenvolvimento, além de pessoas que ficaram com sequelas do AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Para rastrear as doenças na voz, a Policlínica oferece a videolaringoscopia. O exame é utilizado para diagnosticar ou acompanhar a evolução de enfermidades como nódulos ou pólipos nas cordas vocais. Além de laringites crônicas, cistos intracordais, sulcos vocais, edema de Reinke, papilomatose laríngea, paralisias, leucoplasias e neoplasias.

Cuidados

A especialista explica também que é necessário ter cuidado com a voz. E os principais são: "se hidratar, beber bastante água, de preferência natural, evitar gritar ou falar alto. Também é importante evitar comer partilhas e fumar e manter uma alimentação adequada e saudável", disse Cláudia Ribeiro.

Serviço:

O funcionamento da Policlínica Lago de Tucuruí é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, e o funcionamento é realizado 100% gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto de Roberta Paraense