Sefa completa 124 anos com modernização estrutural de prédios e procedimentos
Vice-governadora Hana Ghassan entregou nova ala na sede central da Secretaria da Fazenda (Sefa), no bairro do Reduto, em Belém, nesta quarta-feira (17)
Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
16/04/2025 12h03
A vice-governadora Hana Ghassan Tuma entregou, nesta quarta-feira (16), mais uma área revitalizada no órgão central da Secretaria da Fazenda (Sefa), em Belém. A modernização das instalações do Fisco é uma meta da administração fazendária, que comemora hoje, 124 anos de existência.
A nova ala proporciona maior conforto aos contribuintes e servidores públicos, e incorpora o novo modelo de sala aberta, sem paredes, que favorece o ambiente integrado. “Estamos modernizando o prédio da Sefa, buscando a melhoria nas instalações físicas e o maior conforto aos servidores e aos contribuintes", destacou o titular da Sefa, René Sousa Júnior.
O secretário complementou: "a obra proporciona um ambiente adequado, mais confortável, seguro, com padrão moderno e adequado à realidade atual da Secretaria”.
Auditora fiscal de tributos estaduais, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), a vice-governadora Hana Ghassan foi agraciada com uma placa de homenagem, pelos serviços prestados à administração pública estadual.
“É uma alegria e uma honra estar hoje aqui na Sefa, que é um dos pilares do Estado, para entregar mais uma obra que representa a valorização dos servidores e uma melhoria nas instalações. Para mim, é motivo de orgulho à minha trajetória, fui forjada no Fisco”, disse a vice-governadora.
Hana Ghassan destacou, ainda, que “se o Estado tem equilíbrio fiscal e os municípios recebem mais recursos, é graças ao trabalho de todos vocês, pelo trabalho de arrecadação com justiça fiscal. Como servidora pública presto minha homenagem a vocês”, afirmou.
Intervenção arquitetônica
O corredor térreo do prédio-sede recebeu porcelanato adequado ao uso em ambientes de alto tráfego. As instalações elétricas e de lógica/telefônica foram totalmente refeitas, seguindo as normas da ABNT, e foi executado um novo sistema de climatização, com a instalação de aparelhos split tipo cassete com tecnologia inverter.
Também, foram construídos dois banheiros com acessibilidade, uma sala de reunião e um arquivo para a guarda dos documentos, diminuindo a necessidade de muitos armários no salão de trabalho.
O mobiliário foi substituído e foram instaladas divisórias baixas, tipo biombo, onde se distribui a fiação elétrica e lógica, deixando o ambiente mais limpo e funcional. “Essa arrumação segue uma das diretrizes do secretário da Fazenda, René Sousa Junior, de criar ambientes únicos, que possam atender a todos os funcionários. Assim, todos os setores se "comunicam" entre si, integrando as equipes e possibilitando que todos possam se deslocar pelo espaço”, informa o diretor de Administração, Anídio Moutinho.
Nos últimos seis anos, a Sefa tem realizado projetos de modernização da área fiscal e do Tesouro. A secretaria reconstruiu quase todas as suas unidades, começando pelas 12 coordenações regionais. Também adquiriu mobiliário e renovou a frota. No ano passado foram adquiridas 10 lanchas para reforçar as ações de fiscalização fluvial.
Centenária - A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) é um dos mais antigos órgãos da administração direta do Governo do Pará. Ainda que a estrutura para recolhimento de impostos existisse antes, foi no ano de 1841 que o governador Bernardo de Souza Franco criou o Tesouro Público Provincial. Em 1901 foi regulamentada a existência da Secretaria da Fazenda, por meio do decreto 996, de 16/04/1901, do governador Augusto Montenegro.
A missão da Sefa é “contribuir para a melhoria da vida das pessoas e para desenvolvimento sustentável do Pará, por meio da gestão fazendária, com equilíbrio das contas públicas”.