Seduc potencializa ações de ensino-aprendizagem em formação para professores
Os educadores aprimoram conhecimentos e compartilham boas práticas para o avanço da educação na rede estadual de ensino no território paraense
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) continua desenvolvendo ações para potencializar a qualidade da educação nas escolas públicas e melhorar os resultados de ensino-aprendizagem. Com ênfase no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, professores da rede estadual de todo o Pará participam de formação promovida pela Secretaria-Adjunta de Educação Básica, na sede da Seduc, em Belém.

“Nesta semana estamos dando continuidade ao ciclo de formação para os professores de Língua Portuguesa, Matemática e dos demais componentes curriculares da área de Ciência da Natureza e Ciências Humanas. A finalidade desta formação é apresentar o material 'Prepara' e o 'Prepara Mais'. O 'Prepara' é relacionado à Língua Portuguesa e Matemática, e o 'Prepara Mais' é um material didático inovador na rede, que atende aos componentes de Sociologia, Filosofia, História e Geografia na área de Humanas, e Química, Física e Biologia na área de Ciência da Natureza. Esses componentes curriculares, além de trabalhar o seu próprio conteúdo destinado ao currículo, reforçam a necessidade da melhoria da aprendizagem nas habilidades críticas de Linguagem e Matemática”, afirmou o secretário-adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles.
Segundo ele, na próxima semana a formação prossegue, e será realizada em cada município. “Hoje, a gente está com a formação de Matemática presencial e, ao mesmo tempo, transmitindo para o interior do Estado. Amanhã, serão Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Na semana seguinte, a gente continua a formação in loco, em cada município, para que os professores possam ter esse contato presencial com os formadores, conhecer melhor o material, se apropriar das novas estratégias para implementar na sua prática, de modo que o material possa auxiliar na recomposição da aprendizagem, seja do Ensino Fundamental, seja do Ensino Médio”, explicou Júlio Meireles.
Avanço - Os educadores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e Humanas têm aprimorado seus conhecimentos e compartilhado boas práticas para avanço do ensino-aprendizagem nas escolas.

Segundo o professor de Matemática Benedito Machado, a iniciativa é uma oportunidade muito boa para melhorar os índices da educação pública paraense. “Esse momento de formação é muito especial para gente porque você sai da sala de aula e tem a oportunidade de refletir sobre a sua prática. Os assuntos abordados, e a maneira como são abordados, vão enriquecer muito o nosso repertório e fazer a gente repensar a nossa prática de uma maneira bem lúcida porque é orientado, através dos materiais, material do 'Prepara', dos descritores do Saeb, e assim a gente pode trabalhar de forma mais objetiva e direcionada para que os nossos alunos consigam alcançar a proficiência em Matemática e Língua Portuguesa. Isso facilita muito o trabalho do professor”, disse Benedito Machado.
Para a professora Renata Oliveira, que leciona Matemática para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a formação fortalece o trabalho docente. “Essa formação está sendo inovadora. É algo que contribui bastante com o nosso trabalho, porque eu sempre parto do princípio que professor é um constante estudante. A gente sempre está em aprendizagem, e cada vez que nós viemos temos essa grande oportunidade aqui. É inovador, é engrandecedor para gente enquanto professor, porque todos os dias são desafios diferentes. Com isso, a nossa mente vai abrindo, nós vamos vendo outros caminhos, que a gente pode ajudar os nossos alunos, que são os verdadeiros protagonistas dessa nossa longa e infinita história”, avaliou.

Lideranças - Na última semana, a Seduc promoveu o 1º Encontro de Lideranças 2025, com o tema “Desenvolvimento Profissional de Lideranças”, reunindo mais de 250 educadores, entre titulares das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos e técnicos de Assessoramento Pedagógico (TAPs). A formação foi importante para alinhar e reforçar as estratégias com foco no avanço da aprendizagem dos estudantes e melhoria da gestão educacional da rede estadual, em todo o território paraense.
Dentro da programação, os técnicos de acompanhamento pedagógico das DREs participaram de formações específicas no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), em Belém.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica mede o desempenho dos estudantes, influencia o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e orienta o planejamento pedagógico das escolas públicas. Aplicado a cada dois anos, representa um desafio para instituições de ensino em todo o País.