UsiPaz de Castanhal recebe Totem da Mulher para atender vítimas de violência doméstica
O município é o segundo do Pará a receber o equipamento, já em funcionamento no Hospital da Mulher e na Usina da Paz da Terra Firme, ambos em Belém

O Governo do Pará continua investindo em estratégias de apoio a mulheres vítimas de violência. Nesta quarta-feira (23), por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Governo entregou mais um totem de autoatendimento direcionado às mulheres, na Usina da Paz de Castanhal (Região Metropolitana de Belém). O município é o segundo do Estado a receber o equipamento, que auxilia no atendimento e registro de denúncias de vítimas de violência doméstica.
Ao entregar o equipamento, a vice-governadora Hana Ghassan destacou a importância do espaço para o acolhimento às vítimas, contribuindo com o enfrentamento ao ciclo de violência.

"Essa é mais uma tecnologia em favor das nossas mulheres. Nós já implantamos o primeiro totem no Hospital da Mulher, e implantamos também na Usina da Paz da Terra Firme. Agora chegamos a Castanhal. Nosso objetivo é estender para todo o Estado esse importante equipamento de proteção em favor da mulher, que poderá ser atendida em uma sala com total privacidade e segurança, além de ser acolhida e buscar o que precisa para acabar com o ciclo de violência em que está inserida”, ressaltou Hana Ghassan.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, frisou os benefícios do equipamento que conecta a vítima à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) Virtual.
“Esse é mais um equipamento que estamos entregando, desta vez para a cidade de Castanhal, a primeira a receber fora da capital do Estado, e ainda dentro de uma UsiPaz, justamente para que essa mulher que esteja passando por algum tipo de violência seja atendida por uma assistente social, a qual irá ajudar no registro dessa ocorrência por meio dele, que está ligado à Delegacia Virtual da Mulher. Por ele, essa mulher pode receber orientações, solicitar medidas protetivas e, sobretudo, denunciar o seu agressor, para que ele possa ser punido”, disse o titular da Segup.

Atendimento virtual - O totem oferece o serviço de autoatendimento às mulheres que estejam em situação de violência. Por meio do equipamento é possível acessar a Delegacia de Atendimento à Mulher Virtual para registros de ocorrências, assim como uma Central de Atendimento, da qual a vítima poderá receber orientações sobre solicitação de medidas protetivas, locais de atendimento e encaminhamento às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.

A assistente social que atua na UsiPaz Castanhal, Martha Silva, destacou a importância do totem no espaço, que pode acolher de forma segura mulheres que estejam passando por situações de violência.
“Quando eu vi esse equipamento chegar ao Hospital da Mulher já ficamos muito felizes e esperançosos que ele pudesse chegar até aqui, também, assim como a todas as outras Usinas do Estado, pois o constrangimento para uma mulher ir a uma Delegacia fazer uma denúncia fazia com que ela deixasse de registrar essa violência, e talvez continuasse nesse ciclo. Eu avalio que esse dispositivo dentro da Usina aproxima mais a segurança de todos, em especial das mulheres que são vítimas de violência doméstica”, disse Martha Silva.