Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa garante servidores e estrutura de atendimentos à Semana dos Povos Indígenas

Em Belém, o evento reúne, até esta quarta-feira (16), cerca de 400 indígenas de diversas etnias do Pará

Por Giullianne Dias (SESPA)
15/04/2025 12h57

O Governo do Pará deu início a “Semana dos Povos Indígenas: Aldeando a COP 30”, uma celebração aberta ao público e com entrada gratuita, organizada pela Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi). O evento, aberto na segunda-feira (14), reúne cerca de 400 indígenas de diversas etnias do estado e segue até esta quarta-feira (16), em Belém.

Os órgãos públicos envolvidos com o evento, destacam que mais do que um espaço de celebração da diversidade cultural, a Semana é também um momento de reflexão sobre os desafios ambientais e a importância da preservação das Terras Indígenas (TIs) na Amazônia.

Entre as instituições parceiras que compõem a programação está a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), que marca presença por meio da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (CESIPT).

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, reforçou a importância da iniciativa como um marco de respeito e compromisso com os povos originários. “Participar da Semana dos Povos Indígenas representa muito mais do que oferecer atendimento: é um gesto de respeito, escuta e reconhecimento da sabedoria ancestral desses povos. A Sespa está comprometida em garantir uma saúde pública que dialogue com os territórios, respeite suas especificidades culturais e fortaleça o protagonismo indígena nas discussões sobre meio ambiente, território e vida”, afirmou.

Com uma força-tarefa composta por mais de 90 servidores, a Sespa oferece uma ampla estrutura de atendimento à saúde, distribuída em dois pontos principais. No Hangar – Centro de Convenções, os serviços funcionam das 9h às 20h, com atendimento ambulatorial de urgência e emergência, triagem, consultas com médico clínico e fornecimento de medicação, quando necessário. Uma ambulância do Primeiro Centro Regional de Saúde permanece de prontidão no local, garantindo suporte especialmente para casos que exigem administração de soro, feito diretamente dentro do veículo.

No período da noite, os serviços são levados até o Parque dos Igarapés, onde os indígenas estão hospedados. No local, os atendimentos são realizados das 19h às 07h, com a mesma estrutura de ambulatório, incluindo triagem, consulta clínica e medicação na ambulância, se necessário. Essa programação será mantida até a quinta-feira, dia 17 de abril.

Nesta quarta-feira (16), uma estrutura ainda mais robusta será disponibilizada com a chegada da Carreta da Saúde, que ficará estacionada no Hangar, das 7h às 13h. O espaço contará com atendimento clínico, pediátrico e ginecológico, além da realização de exames como mamografia, ultrassonografia e PCCU (Papanicolau). Também haverá entrega de óculos — em ação promovida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) — e atendimento odontológico dentro da própria carreta.

A coordenadora da CESIPT, Tatiany Peralta, destaca que essa presença institucional é essencial para o fortalecimento de políticas públicas específicas e integradas. “Como coordenadora da CESIPT, nossa presença na Semana dos Povos Indígenas, com o tema ‘Aldeando a COP 30’, reforça o compromisso da Sespa com uma política de saúde pública que reconhece e respeita a diversidade dos povos originários. Nosso papel é garantir que os serviços de saúde cheguem aos territórios com qualidade, sensibilidade cultural e diálogo constante com as lideranças indígenas. Participar desse momento é, também, fortalecer o protagonismo dos povos indígenas nas discussões sobre clima, território e vida — porque saúde é direito e deve ser construída com quem vive e protege a floresta”, enfatizou.