Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Escolas estaduais realizam 'aulões' preparatórios para o Enem no fim de semana

Mais de 70 alunos, de duas escolas em Belém, participaram de um momento de reforço, revisão dos conteúdos e apoio emocional

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
14/04/2025 15h52

As escolas estaduais Profª Ruth Rosita de Nazaré Gonzales e Mário Chermont, em Belém, promoveram, no último sábado (12), aulões intensivos voltados aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. A ação, que fez parte da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reuniu mais de 70 estudantes em um momento de reforço e revisão dos conteúdos.

Os aulões contaram com a participação de professores das próprias unidades e convidados, que abordaram temas das áreas de conhecimento do Exame, além de técnicas de redação e orientações de organização do tempo durante as provas. A metodologia foi dinâmica e interativa, buscando aproximar os estudantes das questões mais frequentes no Enem.

Estudantes da rede pública passam o final de semana se preparando para conquistar vaga no Ensino Superior

Na Escola Profª Ruth Rosita de Nazaré Gonzales, os estudantes acompanharam os componentes das disciplinas Geografia, Matemática, Física e Biologia.

Dicas e macetes - Para a estudante Adriane Pantoja, a participação nas aulas é fundamental. “Acredito que é essencial que as pessoas participem das aulas, pois elas se preparam para o Enem e outras provas, esclarecendo dúvidas sobre matérias que já conhecem ou ainda aprenderão. A iniciativa da escola foi ótima. Os professores são dinâmicos e experientes, principalmente com o Enem. Isso ajuda tanto os alunos que não podem pagar cursinhos quanto aqueles que buscam complementar o que já aprendem. Além disso, os professores oferecem valiosas dicas e macetes para lidar com a prova e o tempo disponível”, destacou Adriane. 

“É um reforço nos estudos para o Enem, com aulas dinâmicas que facilitam a compreensão das matérias e ajudam a organizar o tempo da prova. Os professores também orientam sobre outros exames, como concursos, e são muito competentes em aprimorar nosso conhecimento”, complementou Roberta Pereira, aluna da Escola Ruth Rosita. 

Autoconfiança - Na Escola Mário Chermont as aulas foram de Matemática, Física, Geografia e Redação, envolvendo 26 estudantes. Também houve encontros, que serviram como estímulo psicológico, reforçando a importância da autoconfiança e da persistência nos estudos. 

A iniciativa reafirma o compromisso das escolas públicas com a qualidade da educação e a democratização do acesso ao ensino superior. O Enem é uma das principais portas de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil, e ações como essa fazem a diferença na trajetória dos estudantes.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), outras escolas da rede estadual também se movimentam com um objetivo em comum: preparar seus alunos para o certame, com aulões especiais, reunindo estudantes para reforço, revisão e incentivo. Mais do que conteúdos, esses encontros oferecem apoio emocional, troca de experiências e o sentimento coletivo de que é possível concretizar os sonhos.