Espaço São José Liberto tem Feira de Páscoa neste sábado (12) e domingo (13) em Belém
Sedeme realiza o evento com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e valorizar produtos genuinamente paraenses para o desenvolvimento sustentável

Promover o desenvolvimento econômico sustentável, incentivar o empreendedorismo local e valorizar produtos genuinamente paraenses estão entre as diretrizes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Nesse contexto, a secretaria promove a uma edição especial da Feira de Páscoa, e apresenta produtos genuinamente paraenses. O evento teve início neste sábado (12), e prossegue no domingo (13), das 10h às 14h, no Anfiteatro Coliseu das Artes, localizado no Espaço São José Liberto (ESJL).

A iniciativa tem a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur, da Universidade da Amazônia(Unama) e do Sistema OCB/PA.
A feira busca fortalecer a economia criativa local, destacando o trabalho de pequenos produtores e artesãos da região. Os visitantes podem conferir uma ampla variedade de produtos temáticos apresentados por cerca de 30 empreendedores paraenses.

Com foco em criações artesanais e autorais, os expositores comercializam chocolates, biscoitos, bebidas, joias artesanais produzidas com metais nobres, adornadas com gemas vegetais e minerais, artesanato criativo, artigos de decoração para mesa posta, entre outros produtos únicos que refletem a identidade regional.

Estudantes do curso de Gastronomia da Unama integram a programação do evento, ministrando uma oficina prática sobre a produção de itens à base de chocolate.
Durante a oficina, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo, desde o tratamento das amêndoas de cacau até o manuseio, a temperatura ideal, a montagem e a finalização dos produtos, incluindo a confecção de pirulitos de chocolate.

A empreendedora Maria das Graças Frazão, de 69 anos, trabalha com a produção de bombons de chocolates regionais feitos com chocolate de origem desde 1991, e estreia na exposição no São José Liberto.
"Estou entusiasmada com esse apoio do governo, por meio da Sedeme, para o fomento da produção regional", afirmou.
Ainda sobre o tema, Maria das Graças explicou que antes de se aposentar, trabalhava diretamente com a reforma agrária, incentivando o cultivo do cacau e a formação de grupos produtores. "Hoje, estou trabalhando com o nosso chocolate de origem, conhecido internacionalmente pela sua excelente qualidade", assegurou

Quem também marca presença no evento é a empreendedora Márcia Nóbrega, representando os produtos da Lábios de Mel. "Trabalhamos com produtos que vão do plantio até o produto final do cacau. Lidamos com diferentes formas do cacau, desde o néctar até o licor, além de chocolates que contêm entre 50% e 70% de cacau. Nosso cacau é cultivado dentro do sistema agroflorestal SAFS, que integra o plantio de banana, cacau e açaí, contribuindo assim para o reflorestamento. Estamos no 11º ano de sucesso, e é gratificante ver que a floresta realmente está se mantendo em pé.
É com orgulho que destacamos essa iniciativa que combina empreendedorismo e respeito ao meio ambiente", acrescentou.

Microempreendedores e artesãos que estão expondo na feira: Chocolatier, Naya Chocolates, Doris Doces e Artesanatos, Caseirinhos Biscoitos, Soly Chocolates, Meu Doce Pará, Cacau Yeschua Chocolates, Lábios de Mel, Lícias Artesanatos, Égua Manas, Lu Artes Artesanatos, Terrart, Metaliê, Lilian Crochê, Bebeka Guirlandas, É Nós Amazônida, Silvia Valente Handmade, Bordado da Vovó, Tok Divino Criações, Olívia Bordados e Neide Arte em Crochê.
Serviço:
No sábado (12), a Feira de Páscoa funcionará das 10h às 18h. No domingo (13), será das 10h às 14h. Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas, Bairro do Jurunas.