Museus e memoriais do Estado terão entrada gratuita aos domingos e feriados
Gratuidade começa a valer a partir deste do domingo (13)

A partir deste domingo (13), todos os museus e memoriais do Estado terão entrada gratuita aos domingos e feriados. A medida vale para os espaços que integram o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e tem como objetivo ampliar o acesso da população à cultura, à memória e ao patrimônio histórico.

Estão incluídos na iniciativa espaços como o Museu do Círio, Museu de Arte Sacra, Museu do Estado do Pará, Museu da Imagem e do Som, Forte do Presépio, Memorial da Cabanagem, Casa das Onze Janelas, Museu de Gemas, Memorial Verônica Tembé, entre outros. No total, são mais de dez equipamentos culturais espalhados por Belém e o Museu do Marajó, localizado em Cachoeira do Arari.

“A gratuidade é um convite aberto à população para que ocupe esses espaços, conheça mais sobre a história do Pará e fortaleça a relação com a memória e a produção cultural. A fruição nesses espaços é um compromisso do Governo do Estado. Desde 2019, temos adotado várias medidas para ampliar as opções de lazer e cultura e incentivar a população a frequentar nossos museus”, afirma a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
Entre essas iniciativas, a secretária destaca o circuito Uma Noite no Museu, que levou, em uma única noite de 2023 — ano em que foi criado —, mais de 20 mil pessoas na rota pelos museus de Belém. Pensado para atender ao público que não consegue visitar os espaços durante o dia, o circuito oferece um horário estendido às primeiras sextas-feiras de cada mês, das 18h às 22h.

“Sabemos que, no início do ano, Belém enfrenta muitas chuvas — é o que conhecemos por ‘inverno amazônico’. Sempre damos uma pausa nesse período por conta disso, mas já estamos avaliando o retorno do circuito. A população sente falta, nos cobra, quer estar nos museus, viver essas experiências. E isso é a maior prova de que museu é, sim, lugar pra todo mundo”, reforça Ursula.

Para as visitas gratuitas aos domingos e feriados, a única exceção, por enquanto, é o Museu do Marajó, que segue fechado até o dia 30 de abril. O espaço está temporariamente fora da rota da gratuidade porque passa por obras de readequação para receber uma sala de cinema, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).

A sala terá 105 m², capacidade para 55 pessoas, uma tela de 130 polegadas e ar-condicionado. O investimento total é de R$ 3.740.373,42, executado pela Secult. Os recursos também vão permitir a adaptação e qualificação de salas de cinema na Estação Cultural de Icoaraci, no Museu de Arte Sacra e no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, em Belém.

Além de domingos e feriados, as visitações aos museus e memoriais do Estado já são gratuitas às terças-feiras. Mais informações sobre horários de visitação aos espaços do SIMM/Secult estão disponíveis no site museus.pa.gov.br. As programações e atividades podem ser acompanhadas pelo Instagram da Secult (@secultpara).