Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADES

Prêmio incentiva participação feminina no mercado de trabalho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/09/2015 15h46

As mulheres ocupam cada vez mais espaço no mercado formal de trabalho, anteriormente dominados por homens. Este processo é incentivado por iniciativas variadas, como o concurso “Elas nas Exatas”, que este ano entra em sua 20ª edição, em promoção do Instituto Unibanco e o ELAS Fundo de Investimento Social, com a parceria da Fundação Carlos Chagas. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulga o concurso na rede estadual de ensino.

De acordo com a coordenação, este é o primeiro concurso voltado para alunas de Ensino Médio, que apoiará iniciativas desenvolvidas em escolas de todo o País. O Edital “Gestão Escolar para Equidade: Elas nas Exatas” tem foco na participação feminina no campo das Ciências Exatas e busca formar futuras cientistas, pesquisadoras, engenheiras e outras profissionais.

Como parte do concurso, serão selecionados os dez melhores projetos inscritos e cada um receberá um auxílio de pesquisa no valor de R$ 30 mil. A iniciativa contribui para a quebra de estereótipos e paradigmas que dificultam a participação de mulheres em campos de pesquisa e consolidação de carreiras profissionais.

Na escola - Ainda persiste no Brasil a tendência de as mulheres serem direcionadas às Ciências Humanas e os homens buscarem as Ciências Exatas, como mostram dados do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero.  Em cursos de Ciências da Computação, por exemplo, os homens ocupam 77,54% das vagas, enquanto asmulheres são maioria nos cursos de Pedagogia e Enfermagem.

As raízes dessa desigualdade estão também na escola. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, a diferença de desempenho em matemática entre meninos e meninas aumenta especialmente após os quatro primeiros anos de escolarização: observa-se uma queda progressiva no desempenho das meninas. Daí a necessidade de discussões e ações sobre a temática da escolha profissional nos ambientes escolares.

Em 15 anos de existência, o ELAS já beneficiou 330 grupos de jovens mulheres em todo o País, através de 19 concursos de projetos. O edital busca projetos que se proponham a refletir sobre desigualdades de gênero e, assim, construir resultados mais sustentáveis, com forte potencial para viabilizar a participação das estudantes nas áreas de esporte, arte e cultura.

Podem ser inscritos no “Elas nas Exatas” projetos de associações de pais e mestres, caixa escolar, organizações e grupos que possuam parcerias com as escolas públicas. Os grupos inscritos podem ser formados por estudantes de ambos os sexos, mas devem ser presididos por mulheres.

As inscrições começaram no dia 3 deste mês e vão até 3 de outubro. Elas devem ser feitas exclusivamente pelos Correios, através de um formulário que está disponível  no site do Instituto Unibanco, pelo endereço: http://www.institutounibanco.org.br/edital-elas-nas-exatas.