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Escola Estadual incentiva a responsabilidade ambiental no cotidiano dos estudantes

Iniciativas voltadas para a consciência ambiental nas comunidades escolares estaduais têm apoio garantido com o projeto Dinheiro na Escola Paraense

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
09/04/2025 10h51
Aluna Caroliny Leão, do Ensino Médio: "As aulas prática nos ajudam a entender melhor o que estamos fazendo nos projetos"

Despertar nos jovens o valor da preservação da natureza e a responsabilidade com as gerações futuras, além de apresentar soluções para as questões ambientais no cotidiano escolar. Esses são os principais objetivos das aulas do componente de Educação Ambiental nas escolas públicas paraenses. Para tornar o aprendizado mais eficaz, é essencial utilizar ferramentas que aprimorem o ensino, como os recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na Escola Estadual Aldebaro Klautau, em Belém, essas ações têm sido fundamentais para o desenvolvimento de práticas ambientais. 

"O Pará é peça fundamental nas discussões sobre meio ambiente e clima, para o Brasil e para o mundo. Nossas escolas contam com o componente de educação ambiental e precisam de apoio para o desenvolvimento de ações factíveis, que façam a diferença no aprendizado e na vida dos nossos estudantes. Para isso, nasce o subprograma de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima no Prodep, para que as escolas tenham recurso na ponta, alocado exclusivamente para a educação ambiental, assim a gente garante que as atividades não fiquem apenas no campo teórico e que estejam de acordo com a realidade de cada unidade de ensino, de cada região. A educação é a chave para a mudança de todas as coisas, é através dela que podemos quebrar paradigmas e avançar. Ela deve estar no centro das discussões ambientais e é isso que estamos fazendo e priorizando aqui", disse Rossieli Soares, secretário estadual de Educação.  

Produção de sabão ecológico a partir de óleo usado, confecção de biojoias, compostagem, reciclagem de papel e reutilização de materiais foram algumas das ações realizadas com itens adquiridos por meio dos recursos, como materiais para o laboratório, liquidificador, bacias, telas, sementes e outros insumos necessários para as aulas práticas. A unidade escolar já recebeu mais de R$280 mil, desse total no mínimo 5% foram obrigatoriamente investidos em Educação Ambiental. 

“O Prodep é importante para as funções da escola, porque podemos desenvolver vários projetos, inclusive o da semana passada, foi uma oficina de papel semente reciclado, onde os alunos reconhecem a importância da reciclagem, porque são um dos fatores imprescindíveis para essa questão do meio ambiente, da preservação do meio ambiente, e eu percebo que eles ficam muito envolvidos, eles realmente aprendem na prática. Então, vários materiais foram comprados para melhor execução das aulas práticas”, conta Luciana Couto, professora de Educação Ambiental, Ciências e Química.

Caroliny Leão, estudante da 2ª série do Ensino Médio, destacou a importância das aulas práticas para o aprendizado. "Eu gosto das aulas práticas, porque ajudam a entender melhor o que estamos fazendo nos projetos, tornando o aprendizado mais divertido e dinâmico. Com os recursos comprados pelo governo, como os materiais do laboratório, aprendemos a ter mais cuidado e respeito pelo que temos. Isso melhora nossas aulas de Química, Educação Ambiental e Física, pois nos permite aplicar o que aprendemos na sala de aula, desenvolvendo assim, a nossa compreensão e inteligência sobre o conteúdo”, disse a estudante. 

O programa não apenas possibilita investimentos em pequenas obras e manutenção contínua, mas também viabiliza a aquisição de materiais pedagógicos e tecnológicos. Além disso, busca implementar ações e práticas educativas focadas no meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas, alinhadas ao componente curricular de Educação Ambiental.

“O Prodep é tudo que o diretor sempre sonhou para realizar as ações pedagógicas,  administrativas e de infraestrutura na escola. porque o diretor com o recurso na escola tem mais oportunidade de direcionar esses recursos para as ações pedagógicas da própria escola, ou seja, ele tem mais possibilidades de atender as minúcias de cada projeto da unidade. A gente fez um levantamento junto com os professores, que são especialistas da área, que conhecem mais os materiais e junto com os alunos, elegeram o material necessário e mais adequado para o tipo de atividade que iria ser desenvolvida, como no caso, dos materiais para oficina de papel reciclado com sementes, tem um material específico que é utilizado.”, destaca Rosiana Garcia, diretora da unidade. 

Prodep Sustentabilidade - O Programa Dinheiro na Escola Paraense confere autonomia para o desenvolvimento de ações necessárias à rotina nas escolas do Estado. Com a iniciativa, a gestão e o Conselho Escolar têm maior autonomia e protagonismo para investimentos alinhados às necessidades específicas de cada realidade.

Dentro do programa existe o subprograma Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, cujo objetivo é implementar ações e práticas educativas na educação básica, voltadas para a defesa da preservação do meio ambiente; formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs voltadas para a sustentabilidade ambiental; incentivar a participação da comunidade escolar na preservação do equilíbrio do meio ambiente, e desenvolver habilidades focadas na conservação e sustentabilidade do meio ambiente.

Componente curricular de Educação Ambiental - Desde o primeiro bimestre de 2024, a Seduc oferta o componente inédito de Educação Ambiental em todas as etapas do ensino, de forma obrigatória nas escolas estaduais e em regime de colaboração com os municípios paraenses. O componente conta com material didático próprio e regionalizado, formações e recursos direcionados na ponta para o desenvolvimento nas escolas estaduais. 

A Seduc destaca que o Pará é pioneiro na garantia de um componente curricular obrigatório de Educação Ambiental para todas as etapas de ensino, o que incentiva atitudes o engajamento de estudantes nas discussões sobre agenda fundamentais no contexto do Pará, como sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), no ano de 2025.