São José Liberto recebe oficina de produção de joias com técnica Upcycling
O upcycling foca no reaproveitamento de materiais e insumos, de modo que o objetivo é fortalecer essa prática entre os artesãos locais

No dia 15 de abril, a próxima terça-feira, das 10h às 16h, o Espaço São José Liberto vai receber uma nova oficina. Desta vez, o foco será a produção de joias utilizando a técnica Upcyclin (termo em inglês que significa "reutilização"). A ideia é transformar materiais descartados em joias e semijoias exclusivas, prolongando a vida útil dos materiais. O principal objetivo da iniciativa é fortalecer essa prática entre os artesãos locais, movimentar a economia criativa circular e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado.
Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o curso contará com a experiência da artesã de upcycling, Antônia Lima, e da designer de joias Helena Bezerra. Elas vão conduzir a oficina.

Poliana Gualberto, coordenadora de Projetos Estruturantes da Sedeme, reforçou que “o território paraense é rico em fontes de novos materiais a partir da reutilização, reciclagem, além dos subprodutos. Assim, é possível agregar valor, gerar emprego e renda e estimular a sustentabilidade. Neste contexto, a Secretaria apoia iniciativas que promovem a verticalização da cadeia produtiva de gemas, joias e biojoias”, disse Poliana.
A artesã Antônia Lima explica que a criação de joias upcycling é uma oportunidade de aprender a desenvolver um negócio sustentável e criativo, baseado no reaproveitamento de materiais diversos, como plásticos, tecidos e, principalmente, semijoias e bijuterias que seriam descartadas.

“Trabalhei por cerca de 10 anos em uma empresa do segmento de joalheria e semijoias, onde tive contato com a prática de transformação de materiais. Isso foi a inspiração para criar minha marca, a Cria Circular. Há um ano, dedico-me exclusivamente ao upcycling. A proposta do curso é, também, regionalizar as peças, utilizando sementes e outros materiais da nossa região, como o miriti”, destacou Antônia.
Além da técnica aplicada na transformação de peças, a oficina oferecerá noções básicas de gestão de pequenos negócios. Serão abordados temas como criação de uma coleção de joias recicladas, precificação, vendas, marketing digital e mentoria online para garantir a continuidade da produção.
Ainda sobre o tema, Antônia reforça que o reaproveitamento de resíduos, que são de fácil acesso, contribui para a geração de renda e para a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte irregular. “Outro ponto importante é que, por se tratar de uma produção artesanal, não há o uso de aditivos químicos, o que reduz a necessidade de consumir novas matérias-primas”, acrescentou a artesã.
Serviço:
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone: (91) 9 8735 8837. Qualquer pessoa pode participar, e não é necessário ter experiência prévia.