Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Seduc reúne gestores educacionais e fortalece estratégias para o Saeb 2025

Até a próxima sexta-feira (11), mais de 250 educadores participam do 1º Encontro de Lideranças da Seduc Pará 2025, em Belém

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
08/04/2025 16h19

Para potencializar a qualidade da educação nas escolas estaduais e melhorar os resultados de ensino-aprendizagem na rede pública com ênfase no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu o 1º Encontro de Lideranças da Seduc Pará 2025, com o tema “Desenvolvimento Profissional de Lideranças”, nesta terça-feira (8). Mais de 250 educadores, entre titulares das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos e Técnicos de Assessoramento Pedagógico (TAPs) participam da ação, na sede da Seduc, em Belém, até a próxima sexta-feira (11).

O evento reúne diretores regionais de Ensino, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos e Técnicos de Assessoramento Pedagógico

“A gente tem visto muita coisa acontecendo na nossa rede nesses últimos dois anos. Eu sei que a gente foca muito nos problemas, nos nossos desafios, no quanto a gente precisa resolver coisas, e isso nunca vai acabar porque sempre surgem problemas na vida. Mas a gente também precisa olhar o copo meio cheio. Não é esquecer os problemas, mas a gente precisa reconhecer e olhar para coisas que a gente já alcançou. O Pará tem avançado na busca pela aprendizagem. A gente tem buscado colocar esse foco mais do que nunca, porque senão vai falar de problemas que são importantes e devem ser tratados, mas acaba não dando o foco à busca pela solução”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Avanços - Durante o encontro, o titular da Seduc reforçou os resultados históricos do Pará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 e na alfabetização, nos quais a rede estadual teve o maior crescimento da nota padronizada no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2023, o que demonstra que os estudantes paraenses aumentaram o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, que aprenderam mais. Além disso, em 2021, 12,37% das escolas estaduais do Ensino Médio tiveram nota divulgada por participação dos estudantes, enquanto em 2023 foram 89,67% das unidades estaduais de ensino participantes, fruto do engajamento das escolas. Isso se reflete no número de alunos do Ensino Médio realizando as provas do Saeb, que saltou de 9,21% em 2021 para 92% em 2023. 

O titular da Seduc, Rossieli Soares, reforçou os resultados históricos do Pará no Ideb 2023 e na alfabetização

“Repetimos várias vezes o nosso maior crescimento da história, maior crescimento em aprendizagem no Brasil, e a gente chegou no outro ano de Saeb. Agora, as pessoas vão olhar e comparar de um jeito diferente. Antes, as pessoas estavam olhando para o Pará como o último colocado há muito tempo e, com tudo que temos, o Pará não tinha que estar nessa posição. E isso não foi sorte; foi trabalho intenso. Nós tivemos a maior participação da história de avaliações, o maior crescimento da nota padronizada do Saeb 2023. Isso se chama mobilização, 92% de participação dos estudantes. Nós melhoramos a nota com o maior número de escolas participando na história do Pará. Isso, por si só, já é uma grande vitória”, destacou Rossieli Soares.

Compromisso - De acordo com o secretário-adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles, o momento reflete o compromisso da Seduc com o aprimoramento da educação pública. “Esse é um momento de muita relevância para a Seduc porque temos a oportunidade de trazer todas as pessoas que lideram o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos municípios do Estado. Aqui, nós temos dirigentes, coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos e os técnicos de assessoramento pedagógico que dão suporte às escolas. Todos estão aqui reunidos, tanto Região Metropolitana de Belém e interior, para que possamos apresentar todas as estratégias que a Secretaria vem adotando para que o processo de ensino-aprendizagem possa transcorrer da melhor maneira possível, e a gente possa continuar melhorando a aprendizagem dos nossos alunos e, consequentemente, dando um melhor resultado, seja no Saeb, no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para esta geração que está terminando a educação básica este ano, no Ensino Médio, assim também do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental”, disse o secretário-adjunto.

Equipe da DRE Altamira

Para o titular da DRE Altamira, na Região de Integração Xingu, André Luiz Silva, o encontro vai impactar diretamente a comunidade escolar e, consequentemente, o resultado dos estudantes. “Sempre contemplo essa iniciativa do nosso secretário em chamar todos os dirigentes, principalmente do interior, para que a gente possa dividir experiências, somar e saber tudo o que está acontecendo em toda a rede, além de termos informações atualizadas para que possamos fazer com que a nossa rede avance. Por isso, precisamos desses encontros com todos os dirigentes, nossos coordenadores e nossos TAPs, porque é um papel muito importante para direcionar as nossas ações, o que nos dá embasamento e fortalecimento das nossas ações”, reiterou o gestor.

Mudanças no Saeb 2025 - O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mede o desempenho dos estudantes, influencia o Ideb e orienta o planejamento pedagógico das escolas públicas. Aplicado a cada dois anos, representa um desafio para instituições de ensino em todo o País.

Entre as mudanças previstas para 2025, destacam-se:

- Transição para matrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Saeb censitário (Língua Portuguesa e Matemática para o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio);

- Inclusão de testes e questionários em Braile, além de atendimento especializado com ledor para estudantes do 9º ano, e

- Aplicação experimental de itens de resposta construída.

Material didático utilizado nas escolas estaduais

Avanço no Ideb - Criado em 2007, o Ideb reúne dois indicadores essenciais para a educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado com base nos dados de aprovação do Censo Escolar e nas médias de desempenho do Saeb, sendo divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

No Ensino Médio, o avanço dos estudantes paraenses foi expressivo. Em 2021, o Estado ocupava a penúltima colocação nacional (26º lugar). Com a nova amostragem, subiu para a 6ª posição, alcançando um Ideb de 4,3. O desafio, agora, é manter essa evolução e consolidar o ensino público estadual entre os melhores do Brasil.