Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Pará moderniza Hemonúcleo de Tucuruí para fortalecer atendimento no sudeste paraense

Hemonúcleo reconstruído amplia capacidade de atendimento e fortalece a rede pública de saúde no interior

Por Andreia Santo (SECOM)
23/07/2025 20h48

O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (23), o novo prédio do Hemonúcleo de Tucuruí, que foi totalmente reconstruído. Com a presença do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, a nova estrutura de atendimento hemoterápico da região vai beneficiar diretamente sete hospitais de vários municípios, incluindo Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Pacajá e Goianésia do Pará.

Com salas de coleta ampliadas, espaço de convivência requalificado e modernização completa das estruturas internas e externas, o investimento de R$ 1,5 milhão reforça a prioridade do Governo em qualificar o cuidado com a saúde pública no interior. A ampliação vai melhorar o fluxo de doações e a agilidade na distribuição de sangue, garantindo mais segurança a pacientes em cirurgias, maternidades e atendimentos de emergência.

"Este ambiente reforça a estratégia de oferta de sangue para o sistema de saúde e para a população, não apenas de Tucuruí, mas de toda a Região do Lago e parte da Transamazônica a partir de um centro transfusional e também banco de sangue, podendo aqui realizar coletas sanguíneas e distribuir para os hospitais da região. Assim, vamos conseguir aproximar e agilizar os serviços, evitando a necessidade de buscar em Marabá ou Belém assim garantir oferta e banco abastecido para atender às necessidades de quem necessitar de sangue na região, a partir do Hemopa, assegurando a saúde da população", destacou o governador do Pará, Helder Barbalho. 

O presidente da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Paulo Bezerra, destaca que reconstrução traz mais conforto para doadores e servidores, proporcionando mais oportunidades para que as pessoas realizem a doação de sangue. 

"Esta iniciativa faz parte de nossa política de modernização de todas as unidades do Hemopa em todo o estado do Pará. A nova estação visa ampliar nossas instalações, aumentando a capacidade de coleta e o número de cadeiras para doadores, a fim de atender melhor a população da região de Tucuruí. Adicionalmente, expandimos a sala de distribuição de sangue, otimizando o armazenamento para atender às necessidades não só de Tucuruí, mas também de municípios como Breu Branco e Pacajá. Trata-se, portanto, de uma modernização e expansão que proporciona maior conforto aos nossos doadores", afirmou. 

A assistente social Rainan Furtado frisa que o Hemonúcleo de Tucuruí tem um grupo de doadores frequentes e que a reconstrução vem para incentivar ainda mais a doação de sangue na região. 

"Mensalmente, conseguimos coletar entre 250 e 300 bolsas de sangue. Também realizamos campanhas, nas quais conseguimos aumentar ligeiramente esse número. Mas a média usual é de 250 a 300 doações mensais. Em julho, geralmente observamos uma queda, pois muitas pessoas viajam durante as férias. No entanto, este mês foi atípico. Nosso estoque está bem abastecido e conseguimos atender a população de Tucuruí e da região do lago. Tivemos um número muito bom de doações", comentou. 

Funcionamento - O Hemonúcleo de Tucuruí funciona das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, duas vezes por mês, das 7h às 13h, para facilitar o acesso a quem não pode comparecer durante a semana. As doações são realizadas apenas pela manhã. Ele está localizado na Avenida Viridiano Cardoso, próximo à rodoviária.