Pronto-Socorro Estadual reforça importância da doação de sangue durante as férias
Campanha realizada pelo PSRM em parceria com o Hemopa mobilizou comunidade e profissionais de saúde em Belém

Para garantir a manutenção dos estoques de sangue no período de férias, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, realizou nesta quarta-feira (23) a segunda campanha de doação de sangue de 2025, em parceria com a Fundação Hemopa. Coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital, a ação teve como objetivo mobilizar doadores e garantir o atendimento a pacientes em situações de urgência e emergência.
A campanha reuniu servidores do hospital, acompanhantes, visitantes e moradores dos bairros do entorno da avenida Augusto Montenegro, onde está localizada a unidade, administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Solidariedade e conscientização
A psicóloga organizacional Beatriz Pessoa foi uma das doadoras voluntárias. “A gente vê de perto a necessidade das pessoas que precisam do sangue para continuar vivendo. Fiquei muito feliz em doar e saber que posso ajudar a salvar até quatro vidas. Essas campanhas são extremamente necessárias”, afirmou.
Lorene Reis, assistente social do Hemopa, destacou que no mês de julho, devido a férias e viagens, as doações tendem a diminuir. “É nesse momento que as campanhas institucionais ganham ainda mais importância. Aqui no PSRM vimos uma linda corrente solidária formada por colaboradores, acompanhantes e moradores da região”, disse.
Participação ativa da comunidade
Iran Serrão, morador do bairro Parque Verde e doador regular há 45 anos, também participou da campanha. “Fiz questão de colocar a minha doação em dia. Não custa nada ajudar quem tanto precisa, com uma atitude tão simples, mas de enorme importância”, declarou.

Jean Silva dos Santos, acompanhante de paciente, reforçou a mensagem de solidariedade. “Todos podem precisar de sangue nos hospitais. Doar é um gesto simples, sem dor, que salva vidas”.
Alta demanda e resultado expressivo
Somente neste ano, o PSRM já realizou 2.633 procedimentos cirúrgicos. De janeiro até o dia 23 de julho, a unidade também contabilizou 71.363 atendimentos nos prontos atendimentos adulto e pediátrico, além de 3.805 internações. A campanha resultou na coleta de 123 bolsas de sangue, que podem beneficiar até 492 pacientes.

“O PSRM consome, em média, 200 bolsas de sangue por mês. Com esta campanha, conseguimos reforçar os estoques do Hemopa, especialmente neste período em que as doações tendem a cair”, destacou Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, diretor-geral da unidade.
Serviço - O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo fica na avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, em Belém. A unidade funciona em regime de plantão 24 horas e é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.