Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Crianças da Creche Orlando Bitar conhecem Projeto de Reintrodução de Ararajubas

A atividade lúdica visou sensibilizar os alunos do Ensino Infantil sobre a importância da conservação da natureza e das espécies da fauna amazônica

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
08/04/2025 15h57
Gerente Mônica Furtado apresentando a cartilha às crianças

As crianças do 1º ano do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Prof. Orlando Bitar, em Belém, tiveram uma manhã diferente e repleta de aprendizado na segunda-feira (7). Elas receberam a visita da equipe do Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). O objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação da natureza e das espécies da fauna amazônica.

A gerente de Biodiversidade do Ideflor-Bio, Mônica Furtado, conduziu a apresentação para as crianças de 5 e 6 anos. Ela explicou, de forma lúdica e acessível, como o projeto é desenvolvido, os cuidados com as ararajubas e o papel dos animais na manutenção do equilíbrio ambiental. As crianças fizeram perguntas e demonstraram curiosidade sobre as aves símbolo da Amazônia.

“Levar educação ambiental desde cedo é fundamental para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. As crianças se encantam com as ararajubas e, por meio dessa conexão, conseguimos transmitir valores importantes de cuidado com a natureza”, afirmou Mônica Furtado.

Material lúdico - Além do diálogo, cada aluno recebeu um exemplar da cartilha “Ararajubas na Terra do Açaí”, elaborada pela Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio) e Gerência de Biodiversidade (GBio) do Instituto. O material, com linguagem acessível e ilustrações coloridas, apresenta informações sobre o habitat, os hábitos e os desafios enfrentados pelas ararajubas na natureza.

Para tornar a experiência ainda mais divertida, a equipe distribuiu desenhos para colorir com a temática das ararajubas. A ação reforça a importância do contato direto com temas ambientais desde o Ensino Infantil. “O Projeto das Ararajubas é um símbolo do nosso compromisso com a conservação da biodiversidade paraense. Ao envolver as escolas e as crianças, estamos plantando sementes de consciência ecológica que vão florescer no futuro”, destacou o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.