Belém recebe nova escola totalmente reconstruída pelo Governo do Estado
Escola Estadual Dr. Anibal Duarte vai beneficiar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com ensino em tempo integral, cem por cento

Levando educação com mais qualidade por todo o Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Governo do Estado vai entregar, às 11h, desta quarta-feira (9), em Belém, a 165ª escola, desde o início da atual gestão estadual no ano de 2019. A Escola Estadual Dr. Anibal Duarte foi totalmente reconstruída, está equipada, e vai beneficiar 157 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A unidade também ganhou nova modalidade de ensino, agora ela passa a ofertar 100% de educação em tempo integral.
"Amanhã será um dia de felicidade para toda a comunidade da escola Anibal Duarte. Essa é a escola de número 165 entregue que beneficiará diretamente nossos estudantes, nossos profissionais da educação e famílias em um ambiente acolhedor e cheio de possibilidades. É fundamental que todos lembrem como a escola estava antes para cuidar com muito carinho dela daqui para frente. Seguimos trabalhando e investindo fortemente para que a educação paraense tenha todas as condições e ferramentas necessárias para ir mais além", disse Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará (Seduc).
Com um investimento de R$ 4.118.558,02, a nova estrutura escolar contará com 7 salas de aula, laboratório de informática, Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), quadra coberta, refeitório, copa, sala maker, biblioteca, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, diretoria, banheiros feminino, masculino e para Pessoas com Deficiência (PcD) e depósitos.
Expectativa – A vice-diretora da Escola Estadual, Ana Emilia Nascimento, aguarda ansiosa a entrega da unidade aos estudantes. “É prazeroso entregar uma escola toda estruturada aos alunos, vamos poder desenvolver um trabalho com muito mais qualidade para eles, mais humano. Estou feliz em poder dizer ‘está aqui a escola que vocês merecem, uma escola reconstruída para vocês’. É um trabalho maravilhoso que o Estado está fazendo, reformando as escolas e, agora, com o tempo integral, é muito maravilhoso, os pais adoraram a notícia, pois eles confiam no nosso trabalho”.
Essa é a escola estadual de número 165ª entregue pelo Governo do Estado, que desde 2019 vem investindo na qualidade da rede de ensino. O Estado conduz obras de reconstrução e construção de escolas e creches, e investe também no reconhecimento e valorização dos estudantes e professores.
Só este ano, nos três primeiros meses, já foram entregues pelo Estado seis escolas completamente reconstruídas, nos municípios de Bragança, Belém, Anapu, Cachoeira do Arari e Brejo Grande do Araguaia; e duas escolas totalmente novas em Brasil Novo e Breu Branco. Também foram entregues mais duas unidade do Programa Creches Por Todo o Pará. Uma em Redenção e outra em Cumaru do Norte. Um investimento superior a R$ 44 milhões.
Em 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetivou mais 49 novas escolas estaduais que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 162 escolas com esse modelo pedagógico, um número cinco vezes maior do que havia na rede pública estadual de ensino.
Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil estudantes; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. Um resultado que reflete o compromisso do Estado em proporcionar mais oportunidades aos estudantes, com o acesso à educação integral de qualidade.