HRPL promove terapia ao ar livre para paciente de longa permanência na UTI
Iniciativa busca reduzir riscos de delirium e favorecer a recuperação física e emocional do usuário internado há 24 dias
A idade avançada e alguns agravamentos no estado de saúde estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do delirium — quadro que se torna ainda mais frequente em pacientes com internações prolongadas. Diante disso, a equipe multiprofissional do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no sudeste paraense, proporcionou a um de seus pacientes de longa permanência um momento ao ar livre, visando seu bem-estar e contribuindo para a recuperação da saúde física e mental.
O paciente beneficiado foi Francisco Canindé Glins, de 55 anos, internado há 24 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRPL. “Estou feliz em ver a luz do sol”, expressou Francisco, que aproveitou o momento ao lado de familiares, amigos e membros da equipe assistencial do hospital.
Segundo a psicóloga Júlia Veloso, o contato com um ambiente menos restritivo e o suporte social contribuem significativamente para a recuperação emocional do paciente, além de favorecerem a adesão ao tratamento e impactarem positivamente na saúde física.
Além de proporcionar um momento especial, a iniciativa também permitiu a realização da assistência fisioterapêutica ao ar livre, com a execução de exercícios. De acordo com Suelen Lopes, fisioterapeuta do HRPL, Francisco havia recusado o atendimento fisioterapêutico dentro da UTI, mas demonstrou maior disposição e aceitação da terapia no ambiente externo — evidenciando os benefícios da exposição a espaços abertos e humanizados.
Mobilização e cuidado integrado
Como o paciente não conseguia permanecer sentado, o transporte em cadeira de rodas não era viável. A transferência para o ambiente externo aconteceu diretamente no leito, o que exigiu a mobilização de uma equipe interdisciplinar. No entanto, graças à sua estabilidade clínica, não foi necessária monitorização contínua durante o deslocamento.
Benefícios da terapia ao ar livre
A atividade terapêutica em espaços abertos oferece diversos benefícios à saúde, como a redução da pressão arterial, o fortalecimento do sistema imunológico, a melhora da capacidade respiratória, o estímulo à produção de vitamina D e a revitalização do corpo.
A ação integra as estratégias do HRPL em promover práticas de cuidado humanizado e é alinhada à diretriz da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt). A Cesipt é responsável por coordenar políticas públicas de saúde voltadas a povos indígenas e comunidades tradicionais, garantindo acesso aos serviços do SUS com base em princípios éticos e respeito às especificidades culturais.
O Governo do Pará atende atualmente mais de 55 povos indígenas, que somam cerca de 60 mil pessoas, falam aproximadamente 30 idiomas e estão distribuídos em 77 Territórios Indígenas, em 52 municípios paraenses — representando cerca de 20% do território do estado.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo 0800 580 3291.
Texto: Pedro Amorim