Hemopa registra aumento de 10% nas doações de sangue em março e celebra 3º mês seguido de alta
Com ações de interiorização e descentralização das campanhas, Fundação Hemopa registra alta nas coletas pelo terceiro mês seguido e fortalece a cultura da doação no estado
Pela terceira vez consecutiva, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) registra alta nas doações de sangue. Em março deste ano, a instituição contabilizou 953 bolsas a mais que no mesmo período de 2024, o que representa um crescimento de 10%, impulsionado pela expansão de campanhas em municípios do interior e o aumento da consciência social da população.
Esse avanço é mais do que números, já que cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, ou seja, com esse crescimento, aproximadamente 3.800 pacientes poderão ser atendidos a mais em relação ao mesmo mês do ano passado.
Enquanto alguns estados enfrentam queda nos estoques e convocam a população para evitar o desabastecimento, o Pará segue na contramão da média nacional, com crescimento constante e sustentável nas doações. O desempenho é fruto de estratégias bem-sucedidas de interiorização, campanhas educativas e ações conjuntas com diversos parceiros institucionais e sociais.
Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, os dados positivos mostram o comprometimento do Hemopa com a expansão do serviço. "O Hemopa vem se empenhando cada vez mais no trabalho de expansão de novos doadores em municípios onde nunca foram realizadas campanhas de doação. É o reflexo de inclusão e engajamento da importância de doar sangue e vidas. Com isso, temos impactado positivamente neste aumento da coleta", afirmou.
A Fundação Hemopa tem expandido suas ações para alcançar novos municípios no Pará. Recentemente, em março de 2025, realizou pela primeira vez uma campanha de doação de sangue no município de Pau D'Arco, resultando na coleta de 69 bolsas de sangue. Além disso, promoveu ação no município de Augusto Corrêa, onde foram coletadas 128 bolsas. Essas iniciativas fazem parte do esforço contínuo de descentralização e interiorização das coletas de sangue, visando atender melhor a população paraense.
O Hemopa também realizou campanhas em Paragominas e Santa Izabel do Pará, com ampla adesão da comunidade local.
As campanhas itinerantes facilitam o acesso dos doadores ao serviço e ajudam a consolidar uma cultura de doação em diferentes regiões do estado. Muitas delas contam com o apoio de instituições locais, organizações sociais e voluntários, que ajudam a sensibilizar a população e garantir o sucesso das ações.
A estudante Jéssica Almeida, de 19 anos, participou da campanha realizada em Santa Izabel do Pará. Foi a primeira vez que ela doou sangue. "Sempre quis doar, mas nunca tinha tido a oportunidade. Quando soube que a equipe do Hemopa estaria na cidade, me organizei para participar. Saber que posso ajudar outras pessoas me deixou muito feliz", relatou.
Serviço - A Fundação reforça que o desafio de manter os estoques em níveis seguros é constante, especialmente em períodos de maior demanda hospitalar. Por isso, o convite à doação de sangue é permanente. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde, pode doar.