Estudantes estaduais de Belém participam de seminário sobre concurso de redação do Programa Jovem Senador 2025
A parceria entre Seduc e Cesupa reuniu 120 estudantes de escolas estaduais de Belém em uma atividade que visa contribuir para o bom desempenho na elaboração das redações

Para incentivar a participação dos estudantes da rede estadual no concurso de redação do Programa Jovem Senador 2025 e contribuir para a qualidade dos textos produzidos, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), em parceria com a Clínica de Direitos Humanos do Centro Universitário do Pará (Cesupa), promoveu um seminário preparatório. O evento reuniu estudantes, professores e gestores de escolas públicas de Belém, nesta quinta-feira (3).

Por meio da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 7, 120 alunos do Ensino Médio de sete escolas da rede pública participaram da atividade. Segundo Sueane Freitas, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Professora Albanízia de Oliveira Lima, além de orientar sobre o concurso, o seminário também estimulou a conscientização dos estudantes.
"Um seminário como esse, que visa preparar os alunos para o Jovem Senador, tem um alcance muito maior. Ele desperta o engajamento social, o compromisso com a questão climática e incentiva a participação em debates fundamentais, como os que ocorrerão na COP 30. Além disso, conscientiza os estudantes sobre essa problemática mundial, incentivando uma reflexão mais profunda e um envolvimento ativo", destacou a professora.

A estudante Isadora Xavier, da 2ª série do Ensino Médio da mesma escola, reforçou a importância do evento para o aprendizado.
"A palestra sobre o Programa Jovem Senador 2025 abordou temas extremamente relevantes, como o impacto humano no meio ambiente e como devemos aplicar esse conhecimento na redação. Além disso, tivemos um incrível debate sobre o nosso pertencimento ao meio ambiente. Agradeço imensamente a oportunidade de participar desse projeto e sou grata aos palestrantes, professores e à equipe do Cesupa pelo acolhimento e compartilhamento de conhecimento", comentou a aluna.
Reflexão sobre a emergência climática
O Programa Jovem Senador incentiva a reflexão e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para desafios do Brasil e do mundo. Em 2025, o tema da redação será "Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente". Os autores das melhores redações terão a oportunidade de viajar para Brasília (DF) e participar da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025, onde conhecerão o Senado Federal e o trabalho dos parlamentares.

A professora Natália Bentes, coordenadora adjunta do curso de Direito e da Clínica de Direitos Humanos do Cesupa, destacou a importância do evento:
"Trouxemos uma abordagem sobre a Emergência Climática, tema do Programa Jovem Senador, relacionando-o aos tratados internacionais. Esse projeto é relevante porque permite que os alunos da rede pública tenham contato com temáticas de direitos humanos e direito ambiental, enquanto os estudantes da clínica cumprem seu papel social e ampliam seus conhecimentos sobre essas questões", explicou a docente.
No evento, os professores das escolas receberam o material oficial do Programa Jovem Senador, incluindo fichas de inscrição e folhas para preenchimento da melhor redação de cada instituição. Além disso, os estudantes participaram de um sorteio de 14 livros sobre os temas discutidos no seminário.
Para concorrer no Programa Jovem Senador, o estudante deve:
- Estar matriculado e frequentando uma escola pública da rede estadual;
- Ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025;
- Inscrever-se até 30 de abril de 2025, por meio do site oficial do programa.

Cada escola é responsável por selecionar sua melhor redação e enviá-la à Secretaria de Estado de Educação. A Seduc escolhe os três melhores textos sem classificá-los. Em seguida, o Senado Federal realiza a seleção final, elegendo um estudante por estado e pelo Distrito Federal.
Os 27 jovens senadores selecionados participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, com todas as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação custeadas pelo Senado Federal.
A escola, professores e alunos devem fazer o download do material necessário para a participação no Concurso de Redação do Senado Federal no site.