Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E INCLUSÃO

Seel celebra o Programa Parádesporto como meio de inclusão no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Seel reforça o compromisso com a inclusão social por meio do esporte, oferecendo atividades gratuitas para crianças e adolescentes com TEA

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
02/04/2025 20h18

Nesta quarta-feira (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), reforça seu compromisso com a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio do esporte. O Programa Parádesporto oferece atividades gratuitas para 25 alunos com autismo, de 9 a 17 anos, proporcionando a prática de atletismo, natação e badminton. As atividades ocorrem na sede da Tuna Luso Brasileira, em Belém.

Por meio do esporte, os alunos desenvolvem habilidades motoras, fortalecem a autoestima e criam laços de amizade, demonstrando que a inclusão é essencial para uma sociedade mais justa e igualitária. O secretário da Seel, Cássio Andrade, destaca a importância do programa para o acolhimento e a inserção de crianças e adolescentes com TEA.

“O esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão para pessoas com autismo, oferecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento. O Programa Parádesporto, iniciativa do Governo do Pará, não atende apenas autistas, mas também pessoas com diferentes deficiências, como amputados, deficientes visuais, intelectuais e pessoas com nanismo, entre outras. Ao promover a inclusão por meio do esporte, contribuímos para a aceitação e valorização da diversidade, fortalecendo o senso de comunidade e respeito mútuo”, afirmou o secretário.

O professor Valdir Aguiar também ressaltou a relevância do Parádesporto. “Quero agradecer ao Governo do Pará e à Seel por desenvolverem um programa tão importante para esses jovens. Atualmente, temos 25 alunos que participam das atividades esportivas e são acolhidos com carinho por toda a equipe. O esporte é inclusão, e esses jovens atletas recebem todo o respeito que merecem. As mães estão sempre presentes e felizes ao verem o desenvolvimento de seus filhos por meio do esporte. Sou muito grato por essa iniciativa”, afirmou o professor.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo
A data, estabelecida em 2007, tem como objetivo disseminar informações sobre o autismo, reduzindo a discriminação e o preconceito em relação às pessoas afetadas pelo transtorno.

Os Transtornos do Espectro Autista (TEAs) surgem na infância e tendem a persistir na adolescência e na vida adulta. Na maioria dos casos, os sinais aparecem nos primeiros cinco anos de vida. Muitas pessoas com TEA também apresentam condições associadas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O grau de comprometimento intelectual varia amplamente, indo de dificuldades severas a casos de altas habilidades cognitivas.

Democratização do Esporte

A Seel tem como missão democratizar o acesso ao esporte, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos, com ou sem deficiência, como forma de estimular a cidadania e a qualidade de vida. As atividades esportivas são um instrumento de inclusão social, bem-estar e igualdade de oportunidades.

O Programa Parádesporto contempla diversas modalidades esportivas, incluindo futebol de amputados, futebol PC (para pessoas com paralisia cerebral), voleibol sentado, tênis de quadra em cadeira de rodas, tênis de mesa, badminton, taekwondo, natação, atletismo e bocha.